Valeggio sul Mincio e tortellini
Viajar em busca de um itinerário gastronômico é muito gostoso pois quando a gente coloca a comida como objetivo da viagem, acabamos por descobrir a cultura e os usos dos moradores do território. Além disso, a paisagem, os monumentos e as igrejas tornam-se uma grata surpresa pois não são diretamente o motivo do passeio.
Fui em busca do famoso tortellino de Valeggio sul Mincio, uma cidadezinha que fica a 120 km de Veneza e a 25 km de Verona, na divisa entre Vêneto e Lombardia. O tortellino é um tipo de ravióli, uma massa fresca feita à mão e recheada tradicionalmente com a carne, mas com variações deliciosas para todo tipo de gosto. Em Valeggio são muitas as botegas e restaurantes que oferecem o tortellino e mesmo quem não se informou anteriormente sobre a cidade e se encontra ali por acaso, se dá conta que a especialidade é tradição.
Valeggio tem um centro histórico pequenino e a atração principal é Borghetto, uma vila muita antiga cortada pelo rio Mincio, uma joia que é o cenário da lenda do nó do amor, que dizem que deu vida à história do tortellino. A lenda diz que há muitos anos o rio Mincio era povoado por lindas ninfeias que à noite se transformavam em bruxas e saiam das águas para dançar. Uma noite, um capitão de uma tropa seguiu uma das bruxas e quando chegaram ao rio ela se transformou novamente em ninfeia. Ao amanhecer, porém, ela teve de abandonar o mundo dos humanos mas deixou ao capitão um lenço muito fino de seda e ouro como símbolo de seu amor. A partir dessa lenda, as mulheres da cidade começaram a fazer os tortelinos abrindo a massa até que ela ficasse fina como um lenço e fazendo os nós para formar o tortellino.
Fato é que aqui na Itália essas lendas viram tradição e, uma vez por ano, no mês de junho, acontece na cidade a Festa do nó do amor, quando são servidos aos participantes, na Ponte Visconteo mais de 600 mil tortelinos feitos à mão. Imaginem que festão!
Bom, vamos às impressões sobre o tortellino. Além dos inúmeros restaurantes que servem essa delícia, você tem a opção das pequenas botegas que vendem o tortellino a quilo, com vários tipos de recheio, claramente feitos em casa ao modo artesanal. Como estava tarde para almoçar, optamos por comprar o tortellino e fazer em casa. Entramos em uma das botegas e compramos dois tipos diferentes (as formas e os recheios são variados). Cada saquinho vem com 100 gramas de tortellino e escolhemos o recheio de queijo veronese com alho poró e o outro de queijo com alecrim. Em casa, colocamos os tortelinos na água fervendo por 4 minutos e depois basta derreter a manteiga e colocar sobre o tortellino e ralar um pouco de queijo grana. Uma delícia!
Ola Isabela,amei.
Nestes lugarejos…a gente nem sente fome. Rs rs rs .Sao tao lindos!
(Mentirinha ‘ ne? Quem resiste a tantas delicias…?)
Oi,Zilda!
Uma gracinha esse lugar. E realmente nao tem como resistir a essas delicias!
Um beijo
Me encantei com esse lugar e obviamente com sua receita. A barriga roncou bonito rs
bjs
Dani Bispo
Dani!!
Que bom que voce curtiu. Nossa, o lugar era um amor e o tortellino muito bom!
Bjo grande
Belíssimo lugar. Tradição e natureza preservada. Maravilha ver a limpidez da água corrente num riacho dentro de uma cidade. Este tortellino de Valeggio enche a boca dágua. Fico imaginando esta delícia recheada de carne, peixe ou queijo. Este tortellino, a meu ver deve ser saboreado aos quilos e não em gramas.
Parabéns a vc. Isabela. Informações dessa natureza valem a leitura e aguçam o paladar.
Continue, o Blogue está na linha de frente.
Karen Caltabiana.
Oi,Karen,
Fiquei muito feliz com teu comentário. Realmente um incentivo para continuarmos em busca de passeios e fatos interessantes para o blog. O legal aqui da Itália é isso, você sempre se surpreende com os lugares. Não esperava encontrar toda uma lenda em torno de um tortellino. E você tem total razão, uma coisa dessa ´r pra se comer aos quilos e não em gramas. Um abraço!
Adorei, deu fome mesmo! abs
Obrigada,Deyse!! Coloca no teu caderninho para os próximos planos de viagem.
Bjo
Isabela,
Adorei a historia e fiquei curiosa pra degustar!! Quem sabe um dia!!
Olá!
A lenda é muito linda,né? E é legal porque a massa do tortellino é realmente muito fininha feito um lenço. Que bom que gostou.
Um abraço!