Veneza com crianças: Museu de História Natural
O que fazer em Veneza com crianças? O Museu de História Natural, que fica em um dos palácios mais sugestivos do Canal Grande, é um ótimo programa seja para os filhos que para os pais. O patrimônio científico da instituição conta com mais de 2 milhões de peças, recolhidas por expedições durante períodos diferentes. A grande surpresa é um esqueleto de baleia de 20 metros, mas para chegar até ele, o percurso expositivo oferece ainda muito mais.
Dos fósseis à evolução da vida na Terra
A primeira sala do museu é dedicada à Paleontologia, com descobertas feitas durante uma expedição do paleontologista Giancarlo Ligabue, nos anos 70, no deserto de Ténéré, no Níger. Junto a outros pesquisadores, ele recolheu restos arqueológicos de mais de 100 milhões de anos como o impressionante esqueleto de um dinossauro e o crânio de um enorme crocodilo.
A exposição do Museu de História Natural de Veneza conta com diversos exemplos de fósseis e é muito interessante ver as marcas deixadas por esses organismos ao longo a evolução da vida na terra. Ossadas e crânios ilustram como eram e viviam os seres em eras geológicas diferentes. Os mapas ajudam também a entender a posição dos continentes, oceanos e mares nos diversos períodos.
O colecionismo no âmbito da história natural
Uma das sessões mais interessantes do museu é a dedicada ao colecionismo no âmbito da história natural. Os exploradores se dividiam em duas categorias, os exibicionistas, que caçavam ou recolhiam artefatos para expô-los e os estudiosos que os colecionavam para catalogação científica. As paredes do museu são repletas de exemplos de animais como leões, gorilas, lebres, elefantes, girafas, zebras e aves. É interessante observar também os objetos de várias tribos diferentes e a múmia de uma sacerdotisa e de um crocodilo.
Gabinete das curiosidades
O gabinete das curiosidades, também conhecido como quarto ou gabinete das maravilhas eram percursos expositivos onde se colecionavam objetos raros, relíquias da geologia, etnografia e geologia, botânica e mundo animal. No Museu de História Natural de Veneza, este é um dos percursos mais interessantes, com esqueletos, crânios, peles de animais e até uma Tsantsa, uma cabeça humana encolhida por meio de um processo ritualístico praticado principalmente por alguns povos indígenas. No corredor seguinte, que corresponde à bela fachada do palácio, é dedicada à museologia científica.
Biodiversidade e estratégias da vida
Uma longa sessão do museu é dedicada à explorar as diversas formas de vida na Terra e a biodiversidade do planeta, ilustrando as estratégias de sobrevivência das espécies como movimento e nutrição, com a capacidade de adaptação de cada ser vivo. Muito interessante a parte dedicada à vida marinha e os exemplos dos peixes e seres que vivem nos abismos escuros do mar.
A exposição do enorme acervo do Museu de História Natural de Veneza é muito cativante e o percurso expositivo usa de recursos modernos da museografia para tornar a experiência interessante e atrativa. Assim, é um programa adequado para crianças, mas que os pais também irão aproveitar.
Informações úteis
O museu fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. (última entrada às 16h).
Preço do ingresso: 10 euros (inteiro), 7,50 euros (reduzido) para crianças dos 6 aos 14 anos e pessoas a partir de 65 anos
Consulte sempre o site do museu para horários e valores atualizados.