Pra quem gosta de charme, clima de romantismo e está bem preparado para desafiar o frio, Veneza tem a oferecer uma boa programação no período de Natal e Ano Novo. Do tradicional concerto no Teatro La Fenice, às festas nos palácios históricos e em São Marcos, saiba o que fazer no Natal e Reveillon na cidade.
As luzes da cidade
As comemorações de Natal começam oficialmente no dia 6 de dezembro, com a inauguração da árvore de Natal e do sistema de iluminação na já esplêndida Praça São Marcos. As luzes que iluminam os pórticos da praça possuem fios de vidros venezianos e seguem pela calle Vallaresso e calle larga XXII Marzo. A estreita passagem embaixo da Torre do Relógio é coberta por um teto de luzes cintilantes.
Pista de patinação e Vila Natalina no Campo San Polo
Todos os anos, o Campo San Polo recebe uma pista de patinação muito frequentada pelos locais. Mas muitos turistas se arriscam numa voltinha ou aproveitam para observar o movimento das crianças e dos familiares. Os campos venezianos são os melhores lugares para ver a vida quotidiana da cidade.
Para saber mais sobre o bairro de San Polo e suas atrações, clique aqui.
My Christmas Venice, Natal e Arte em Dorsoduro
O bairro de Dorsoduro, reduto dos artistas, museus e galerias de arte, este ano recebe diversas manifestações durante o período de Natal. Algumas igrejas, com iluminação especial, serão palco de concertos de órgão, violino (como a belíssima Madonna della Salute). O Collegio degli Armeni irá hospedar concertos de jazz, a Igreja de Santa Agnese, música céltica e a igreja dei Gesuati e o Campo San Vio serão palco do coral do Instituto Cavanis.
Para ver a programação oficial, com datas e horários consulte o site do My Christmas Venice. Para saber mais sobre o bairro de Dorsoduro e suas atrações, clique aqui.
Corrida e Regata do Papai Noel

Foto Nuova Venezia
Uma competição divertida pelas calles de Veneza é a corrida do Papai Noel, que acontece no domingo dia 11 de dezembro, às 15 horas. A partida é da Piazzale di Santa Lucia e a linha de chegada no Mercado do Peixe, em Rialto. Dia 18 de dezembro, em ritmo mais lento, tem a caminhada do Papai Noel, que acontece em Campo San Giacometto, às 9h30. Outra tradição da programação de Natal em Veneza é a Regata do Papai Noel, que acontece sábado dia 17 de dezembro. Os barcos saem às 10h30 de São Marcos e se dirigem até à Universidade Ca’Foscari.
Os presépios em vidro de Murano
A mostra Glass Christmas acontece até o dia 18 de janeiro, na igreja de Santa Maria de Nazareth, aos pés da Ponte degli Scalzi, ao lado da estação de trens Santa Lucia. Alguns presépios realizados por mestres do vidro de Murano podem ser vistos dentro desta belíssima igreja barroca nos horários em que não acontecem as missas.
Concerto de Ano Novo no Teatro La Fenice

Ano Novo na Praça São Marcos

Foto Nuova Venezia
Para quem é forte e aguenta o frio, a tradicional festa de Ano Novo na Praça São Marcos saúda 2017 com um espetáculo de fogos de artifício que ilumina a Laguna. Na cidade mais romântica do mundo, à meia noite, os casais e famílias presentes são convidados a beijar-se a abraçar-se como uma mensagem de amor, paz e fraternidade para o ano que se inicia.
Festas em palácios históricos e ceia em hotel
Para quem prefere conforto e um lugar bem aquecido, pode investir em uma ceia em um hotel como os tradicionais Hotel Londra Palace ou Hotel Danieli. Outra opção é o Palazzetto Pisani, um palácio em frente ao Canal Grande que oferece também sua festa de Ano Novo.
Dias festivos
Atenção para os horários de fechamento de lojas e museus no dia 24 de dezembro. As estruturas costumam a fechar mais cedo. Nos dias 25 e 26 de dezembro, e 1º e 6 de janeiro também é feriado e comércio e os museus geralmente estão fechados. Exceção para o dia 6 de janeiro quando algumas lojas podem estar abertas.
buon giorno
mi dispiace che mi abbia escluso dal face, no vedo piu le tue pubblicazioni
non fa niente, non c’é problema, é una conferma che i brasiliani, al contrario
della maggior parte degli italiani, si legano al dito qualsiasi tipo di commento
non gradito, qualsiasi risposta non gradita, qualsiasi parola fuori luogo, a partir
da quel momento ti decretano morto e sepolto; che dire sono contento di essere
italiano, possiamo incazzarci neri con qualcuno ma il giorno dopo gli diciamo
buongiorno é passato e non cé piu il ieri, ce ne vuole per noi avere rabbia di
qualcuno da comportarci diversamente com sta persona per sempre,
buona permanenza in una terra che ancora non conosci, perché la terra é fatta
da persone, molto diverse da te, questo sicuramente, come me in brasile tu
sei ospite e straniera in italia, come molti stranieri ti manca appartenenza al
territorio e alla cultura, profondamente radicata e legata ai dialetti, all’educazione
familiare e al crescre secondo valori piú regionali che nazionali
tante cose
Paolo
Gentile Paolo,
Dedico grande parte del mio tempo a questo blog e ai social media a questo collegati dove il mio scopo è fare promozione del territorio italiano (principalmente il Veneto) ai miei compaesani. Differentemente da quello che pensi sono sì cittadina italiana, un diritto acquisito regolarmente visto che la mia famiglia immigrò in Brasile nella fine degli 800, sento molto orgoglio dei miei antenati. Vivo in Veneto e ho grande conoscenza del territorio, della storia, della cultura, della tradizione e anche del vostro dialetto (dico del vostro visto che sono italiana ma non sono veneta). Rispetto e convivo molto bene con italiani e stranieri visto che la mia generazione fortunatamente è cresciuta in un mondo che ormai si è lasciato alle spalle i confini e la separazione tra persone e nazioni diverse (anche se nella pratica purtroppo stiamo vivendo un retrocesso di questa condizione). Così come l’Italia mi ha accolto, sono contenta e convinta che il Brasile ha accolto anche te. Tu puoi considerarti un ospite nel mio paese io invece non sono un ospite in Italia. Questa terra è tanto mia quanto tua. Per quanto riguarda la gestione dei miei canali social, non sei l’unico ad essere stato bloccato da Facebook. Ho fatto anche con altre persone che non hanno rispettato le regole della buona convivenza e educazione nel web. Esistono modi e modi di criticare un pensiero ed una opinione e purtroppo tu non hai trovato il modo giusto. Mi dispiace ma siamo una comunità e io sono responsabile per le informazioni e tutto il contenuto che scrivo e pubblico. In rispetto al mio lavoro, a tutte le ore che mi impegno e anche alle altre persone che mi seguono non posso tollerare commenti offensivi del tipo “tornati nel tuo paese.” Non mi permetterei mai di dirlo a chiunque e non permetto a nessuno di dirlo a me.
Tutto qua.
Grazie
Isabela
Olá Isa! Tudo bem? Sou leitora da Consuelo e por lá conheci seu blog. Vou para Veneza no reveillon e não sei se suportaremos o frio na Praça São Marcos. Li sobre a possibilidade de passar a virada num barco num passeio de 6 horas com jantar incluso terminando na praça e assistindo os fogos. Você poderia me recomendar a melhor empresa que realiza esse passeio com barcos mais novos e uma ceia caprichada. Estou com receio de fechar o passeio sem uma indicação e entrar numa grande fria. Obrigada desde já
Olá, Adriana,
Infelizmente não posso te aconselhar, já que nunca utilizei este tipo de serviço. Sinto não poder ajudar.
Att.
Obrigada pelo retorno de qualquer forma Isa! Beijos
Boa tarde
Passarei o réveillon com meu marido em Veneza, será nossa lua de mel, você pode nos indicar algum bom restaurante onde podemos ceiar nessa data? é nossa primeira vez em Veneza e estamos bem perdidos nisso.
Desde já agradeço
Oi,Gisele,
Infelizmente não saberia indicar algum restaurante em especial, pois geralmente passo as festas em casa ou na casa de amigos. Espero que aproveitem bastante.
Isa