Veneza, roteiro de um dia
Ver Veneza em um dia é impossível. Mas o que fazer se é somente este o tempo que você tem para visitar a cidade? Tem jeito? Certamente você não vai curtir tudo o que ela tem para oferecer. Na verdade, não bastaria uma semana, nem um mês, pois Veneza tem muita história e muitos cantinhos para explorar. Para visitar Veneza em um dia é necessário planejamento e eu montei um pequeno roteiro pra você não perder o que tem de essencial.
Um dos maiores desafios em explorar Veneza em um dia é otimizar seu tempo, já que estamos diante de uma cidade que é um verdadeiro labirinto e muito fácil de se perder. Com uma história milenar, ela apresenta um grande número de atrações, palácios, igrejas, museus, além de suas curiosidades e elementos do cotidiano como por exemplo o Mercado de Rialto.
Um ótimo aliado para te ajudar a explorar a cidade é o E-book Passeios em Veneza. Nele eu proponho 5 itinerários, entre clássico – para explorar a parte essencial da cidade e alternativos – para conhecer a verdadeira Veneza dos venezianos. Os roteiros são enriquecidos com a descrição dos monumentos, mapas ilustrados e o passo a passo para percorrer todos os itinerários.
1 – Santa Maria dei Frari
Possivelmente você irá chegar a Veneza pela a estação Santa Lucia, portanto é de lá que começa o roteiro. Atravesse a Ponte degli Scalzi e comece a explorar as calles estreitas e os canais. A primeira parada, não muito longe da estação é a Igreja Santa Maria dei Frari. O grande edifício conserva em seu interior obras de arte e mausoléus de doges, artistas e personalidades. Depois de São Marcos, a igreja é o templo religioso mais importante de Veneza e o ingresso é somente uma contribuição de 3 euros para a manutenção do espaço.
2 – Scuola Grande di San Rocco
Bem pertinho da Basílica Frari está a Scuola Grande San Rocco, sede de uma antiga confraria de caridade. A decoração das salas que compõem o espaço foram feitas por Jacopo Tintoretto, um dos grandes representantes do período renascentista na cidade. A realização do ciclo de afrescos durou 23 anos e traduz episódios bíblicos. É um trabalho tão impressionante a ponto de ser considerado a Capela Sistina de Veneza Reserve 1 hora para a visita.
3 – Mercado de Rialto
De lá, siga até o Mercado de Rialto, um dos lugares mais tradicionais da cidade, onde os venezianos e proprietários de restaurantes fazem suas compras. O mercado divide-se em mercado do peixe e um setor dedicado ao comércio de frutas e verduras. Visitando o Mercado de Rialto você terá contato com a realidade local além de observar a histórica vocação do veneziano para os negócios. As redondezas do mercado é ótima para experimentar um cicheto, o famoso tira-gosto veneziano, acompanhado de um cálice de vinho. Nos arredores existem ótimas osterias. Recomendo o Al Mercà, All Arco, Cantina Do Mori.
4- Ponte de Rialto e Praça São Marcos
Siga até a famosa Ponte de Rialto e atravesse em direção São Marcos. A Praça São Marcos é o principal cartão postal de Veneza. Impossível não ficar emocionado com a arquitetura da basílica e construções adjacentes e com a visão da Riva degli Schiavoni, uma especial de “calçadão” que margeia a laguna. A visita à basílica é obrigatória. Mesmo que você não tenha tempo para visitar o museu e o tesoro, entre na igreja para admirar os incríveis mosaicos e visite a Pala d’Oro, obra prima da arte ourives veneto-bizantina. No período que vai de abril até outubro, não deixe de reservar sua visita, para evitar as filas.
Um café na Praça São Marcos pode ser um dos mais caros que você vai provar, mas se consumido no balcão, não é absolutamente um exagero. Mas se você quiser viver a experiência de experimentar um café escutando a orquestra tocar, aconselho o histórico Caffè Florian, o café mais antigo em funcionamento da Itália.
Não se deixe intimidar pela fila do campanário de São Marcos, se o tempo não estiver tão apertado, tente subir. Na alta temporada você pode reservar com antecedência o ingresso com hora marcada, sem precisar enfrentar a fila. A vista é maravilhosa e você terá uma boa panorâmica da cidade. Admire de fora o Palazzo Ducale. A visita dura muito tempo e infelizmente você terá que deixar pra outra vez. E não deixe de ver a Ponte dos Suspiros.
5 – Canal Grande
Para fechar com chave de ouro, nada melhor que um passeio pelo Canal Grande, que é também conhecido como a avenida mais bonita do mundo. É a oportunidade de admirar os palácios históricos com estilos arquitetônicos que vão do bizantino ao barroco. Você pode escolher entre um passeio de barco, contratando diretamente com os taxistas ou o vaporetto, que é o transporte público.
Com a linha número 1, você irá percorrer todo o Canal Grande Para saber mais sobre vaporetto e como se locomover em Veneza, clique aqui. Se tiver tempo, não deixe de fazer o passeio de gôndola, mas não se esqueça de pedir ao gondoleiro que privilegie os canais menores, onde você verá a cidade de um outro ângulo.
Para saber onde comer em Veneza, confira algumas dicas aqui.
Amanhâ (05/10/2015) estaremos lá.
Aproveitem muito!!!
Um abraço
Isa , parabéns pelo post será muito útil suas dicas. Estou na Itália a trabalho e neste sábado 20/fev/16 terei apenas 1 dia para visitar Veneza.
A Itália é realmente apaixonante e ler sua história inspira infinitas possibilidades principalmente para mim que sempre quis conhecer a terra natal de minha família.
Obrigado , sucesso e boa jornada.
Robson Rampazzo
SSS
Oi,Robson,
Obrigada! Fico contente que tenha gostado do blog, mas principalmente que tenha aproveitado as dicas. Espero que consiga ver bem Veneza. Aproveite bastante.
Um abraço,
Isa
Ciao Isa,
Adorei as suas dicas. Vou a Veneza em outubro, eu e minha avó.. e em razão do pouco tempo disponível optei por ficar próximo a Piazza San Marco. Mas na verdade eu não teria um dia inteiro, chego por volta de 15:30 e parto ao meio dia do dia seguinte. Ainda assim posso considerar o seu roteiro de 1 dia? Como posso me deslocar com malas da Estação Santa Lucia até a Piazza? Qual a média de tempo e para o retorno nesse horário é preciso muita antecedência para conseguir o transporte? Desde já agradeço pelas informações. Abaços
Oi,Pâmela,
Tudo bem? Você pode pegar um vaporetto ou um táxi barco na estação de trem e descer na Praça São Marcos. A viagem dura uns 45 minutos,veja linhas e horários aqui: http://actv.avmspa.it/en
Este roteirinho que fiz considera a partida da estação. Você terá muito pouco tempo porque deve considerar também o tempo de deslocamento até hotel etc. Passeie por São Marcos, Rialto, Academia, ou seja, o básico. E programe-se para voltar e ter tempo de ver mais coisas.
Um abraço,
Isa
Isa obrigada pelo roteiro, adorei! Em qual local na praça de São Marcos que pego o Vaporetto de volta a Estação Santa Lucia? (localização do ponto de embarque, entendi que é a linha 1, mas tenho dúvida de onde é o embarque). Outra dúvida é se na virada do ano tem horários desta linha após a meia noite. Obrigada
Oi,Lorena,
A parada é a San Marco – San Zaccaria. Se tiver dúvidas, pergunte na hora se está na direção certa.
Não sei os horários do dia 31, consulte os horários no site da empresa de transportes de Veneza: http://actv.avmspa.it/
Isa
Isa, você foi um achado na minha vida! Em abril estarei por aí com meu marido e meus pais. Nossos ancestrais são de Mantova e Treviso e queremos passar um dia em cada cidade. Vai ser corrido, mas é o tempo que temos. Você tem alguma dica imperdível? No dia de Mantova, passaremos por Verona. No dia de Treviso, por Padova.
Amei as dicas desse site. Vou fuçar tudooo!!!
bjs
Oi,Carol,
Que bom que gostou. Além de Veneza, no blog você irá encontrar posts sobre Treviso e Padova. Infelizmente não tenho material sobre Mantova.
Aproveite a viagem.
Isa
Oi Isa!
Meu marido e eu chegaremos em Veneza dia 28.08.17 e embarcaremos num navio para Croácia no dia 29 as 18:00h.
Gostaria de sugestão:
Onde jantar bem no dia 28
Passeio dia 29 de manhã onde não tem tanto turista, porque ja conhecemos Veneza.
Lugares onde os moradores frequentam! Degustação de vinhos, por exemplo!
Aguardo sugestões!
Obrigada!
Cleide
Olá,Cleide,
Faça uma busca no blog que vai encontrar todas as informações e sugestões.
Att.
Isa
Oi Isa, tudo bem?
Adorei o roteiro de um dia em Veneza, gostaria de saber se vc pode dar algumas dicas ou um roteiro de 1 dia para Florença e de 3 dias para Roma.
Agradeço de coração
Bjus
Eliana
Olá,Eliana,
Dê uma olhada nos blogs: http://www.vivatoscana.com.br e http://www.romapravoce.com
isa
Olá Isa, amei seu roteiro e dicas. Estarei em Veneza no inicio de setembro 2017, daqui alguns dias…..gostaria que você me indicasse um site para comprar ingressos e passeio de gôndola. Ou é melhor comprar na hora? Setembro tem muito fluxo de turistas? Obrigada bjus!
Olá,Maria,
Compre seus ingressos no site oficial das atrações. O passeio de gôndola você pode fechar na hora sem problemas. Existem muitos gondoleiros em toda a cidade. Sim, setembro o fluxo é grande.
Aproveite a viagem.
Isa
Excelente !!! Estou em Brescia e vou amanha a Veneza de trem. Seguirei a risca seu roteiro de 1 dia. Obrigado por compartilhar
Oi,Leonardo,
Que bom. Espero que tenha aproveitado.
Isa
Olá Isa! Saberia dizer quanto tempo levaria um passeio a Ilha de Murano? Daria para incluir neste passeio de 1 dia?
Oi,Sabrina,
Não acho que valha a pena ver Veneza e Murano no mesmo dia. Fica muito corrido. Tente ficar mais dias na cidade.
isa
tenho 1 dia e meio em Veneza, será q eu conseguiria usar a manhã de um dia para visitar Murano?
Olá,Mariana,
Você consegue sim, mas eu deixaria para uma outra ocasião. Aproveitaria o tempo para conhecer melhor Veneza. Mas isso é muito pessoal. Faça o que você achar que vai te deixar mais feliz.
Isa
Olá Isa!
Adorei as suas dicas, mas senti falta de uma coisa que pra mim é um sonho: O passeio de Gondola.
Se for acontecer o passeio de Gondola, onde ele entra nesse trajeto?
Oi,Tatiana,
Que bom! O passeio de gondola dura 30 minutos. Voce pode encaixar entre uma atraçao e outra ou entao deixar para o final. Eu acho que vale a pena.
Um abraço,
isa
Isa, parabéns pelo site e obrigado pelas dicas ! Estou em Treviso e irei seguir esse seu guia na minha visita a Veneza. É falando de Treviso: aqui é fantástico!! Abraço!
Oi,Bruno,
Que bom que gostou de Treviso. É mesmo linda,né?
Isa
Comprei minhas passagens de trem entre cidades para ir em maio. Imprimi em casa para levar. Mas me falaram que tenho que levar o bilhete e convalidar, senão serei multada. Qual o certo? O que fazer?
Oi,Myriam,
No post sobre viajar de trem na Itália explica tudo direitinho.
Isa
Suas dicas são muito precisas. Já é o segundo post que acesso com aproveitamento total do conteúdo (o outro foi sobre o guarda volumes na estação de trem…). Obrigada abraços
Fico muito feliz com seu feedback.
Espero que tenha aproveitado bastante a viagem.
Um abraço.
isa
boa tarde, Isa,
estou indo em Veneza pela primeira vez, com esposa mas 2 casais parentes. li seu bloq, e vi várias dicas que serão uteis para mim, vamos ter pouco tempo em Veneza, para turistar: teremos a partir do final da tarde do dia 03/04/2019 e dia seguinte sairemos às 16h para o cruzeiro e também teremos o dia 8/4/19 das 9h até as 17h para passear em veneza (depois partiremos para o aeroporto em veneza para viagem de retorno).
gostaria que me ajudasse nestas dúvidas:
1) na estação Santa Lucia é que eu pego o vaporetto(segundo o que entendi no seu bloq) para Ponte do Rialto (fica próximo ao hotel que reservamos). É complicado a compra das passagens para o vaporetto, onde compro?
2) no dia 08/04 iremos p o Aeroporto de Veneza, parece que melhor opção é ir de ônibus, onde que pego o ônibus, é preciso comprar passagem antes?
seu blog está muito bom. parabéns e obrigado pelas dicas.
Olá,Marcio,
Que bom que está aproveitando as dicas. Sobre vaporetto leia o post como se locomover em Veneza e sobre o aeroporto, veja o post como chegar do aeroporto até a cidade.
Att.
isa
Olá,Marcio,
No próprio ponto do vaporetto na estação Santa Lucia você compra as passagens. Para o aeroporto, é melhor vocês irem de vaporetto também Alilaguna. Também compra na bilheteria na própria parada do vaporetto. Aproveite a viagem.
Isa
Boa tarde, Isa, tudo bem?
Muito obrigada por todas as dicas! Uma dúvida, domingo é um dia ruim para visitar Veneza? Muito cheio? As atrações abrem normalmente? Ou você indica ir em dia de semana. Obrigada!
Oi,Josiane,
Tudo bem? Se puder, evite o domingo, é sempre bem mais cheio, principalmente na alta temporada.
Se não puder evitar, não se preocupe, as atrações abrem normalmente.
Um abraço,
isa