Verão na montanha na Itália, conheça o Monte Cesen
Quando o verão chega por aqui existem duas saídas: ou pegar o caminho da praia ou fugir para a montanha. O que ninguém quer é ficar na cidade, onde o calor pode chegar a até 45 graus. Muita gente não pensa, mas no período de julho e agosto aqui na Itália, a umidade e o calor intenso chegam até a incomodar. Existem praias lindas e com uma ótima infraestrutura, mas uma boa opção para fugir do calor é um passeio na montanha.
O Monte Cesen fica bem pertinho de Valdobbiadene, a cidade vêneta onde se produz o prosecco. A meta é muito frequentada por ciclistas no período da primavera e verão, porque apesar do nível de subida ser bem pesado, a estrada é linda e também protegida pelas árvores, com muita sombra.
Quanto mais a gente vai subindo, mais a temperatura fica agradável. Partimos da cidade com 33 graus e lá em cima pegamos 19 graus e um ventinho muito gostoso. Mas o mais legal da montanha é poder descansar e comer em uma malga. As malgas são aquelas casinhas construídas no meio da montanha, em lugares de difícil acesso e que antigamente eram ponto de encontro dos pastores e também utilizadas para preparar queijos. Hoje são restaurantes muito simples, mas que servem pratos típicos maravilhosos à base de produtos realizados com o leite das vacas de montanha.

Para finalizar o strudel, não existe sobremesa mais ligada à montanha que esta. O almoço na malga para duas pessoas com sobremesa e vinho da casa ficou em 20 euros. Sucesso!
E em montanha que é montanha não podem faltar as protagonistas: as vaquinhas fofas com aqueles sininhos pendurados no pescoço: música para os meus ouvidos…
O Monte Cesen fica a 10 km de Valdobbiadene, que, por sua vez, fica a 80 km de Veneza. Ótimo passeio para quem quer conhecer a zona de produção do prosecco e de quebra fazer um passeio pelas malgas da montanha.
Que coisa linda de lugar e passeios e férias assim fazem bem à saúde! Lindo! Adorei! bjs,mchica
Oi,Chica!
Que bom que gostou. Realmente a montanha é uma boa opçao para os dias mais quentes, ar puro, atmosfera tranquila, bem diferente das praias lotadas. Um abraço e grazie!
Que lindo Isabela, pena que é bem prá cima de Veneza, senão poderia conhecer, abç
Tânia M. Granzotto
Date: Sun, 6 Jul 2014 16:38:25 +0000 To: tmgranzotto@hotmail.com
Tânia,
Você terá mil motivos para voltar. Un bacio
Quando eu vejo estas preciosidades e lembro de uma das conversas que tivemos Isabela, acho que o Vêneto é perfeito assim, sem mais nada. Não precisa de mais nada. 20 euros? Com todas esta qualidade e tudo artezanal? Encantada!!!
Querida Maria Glória, concordo com você. É preciso pouco para se fartar por aqui. Veneza é linda, preciosa, única, mas é nesses cantinhos, no meio da montanha, nas colinas e nas cidadezinhas menos conhecidas é que a gente mais aproveita este país. Bacione
Lindo Isabela
Comecei a seguir teu blog indicado pela Consuelo.
Fiquei viciada
Minha origem é trevisana
Estive por aí duas vezes mas não foi suficiente….nossa Itália é muito linda…
bjs e sucesso
Oi,Ana,
Que legal!! Seja bem vinda! Treviso é linda, da proxima vez passe por aqui porque vale muito a pena.
Um bjo e grazie por acompanhar.
Isa