Verona em um dia: as 10 melhores atrações
Não sempre presente na programação básica dos destinos turísticos na Itália, Verona é uma cidade para incluir no roteiro de quem quiser se maravilhar com história, cultura, arte e gastronomia. A apenas uma hora e vinte minutos de trem de Milão ou a uma hora de Veneza, a cidade reserva boas surpresas. Mas o que fazer em Verona em um dia? Separei as 10 melhores atrações da cidade
1- Arena de Verona
A primeira delas certamente é a sua famosa Arena, na Piazza Bra. O monumental anfiteatro romano abrigou e ainda hoje abriga as mais fascinantes óperas de todos os tempos. Foi ali que, em 1947, Maria Callas debutou na Itália e nasceu como artista no país. A Arena foi construída provavelmente no século I d.C, no período romano e hoje é considerado o anfiteatro mais bem conservado do mundo. Sua forma oval privilegia a acústica do espaço, onde acontecem também shows e espetáculos de cantores e grupos contemporâneos. Do anel superior da Arena restou só um pequeno pedaço, já que a estrutura sofreu graves danos durante uma enchente do rio Adige e três terremotos entre os anos de 1116 e 1183.
2 – Castelvecchio
Bem próximo da Arena, está o Castelvecchio, erguido no século XIV pela célebre família Scala. A estrutura visava proteger a família dos inimigos e de qualquer tipo de revolta dos cidadãos veroneses. Hoje o castelo abriga um museu com obras de artistas, em sua maioria veroneses, entre o período medieval e século XVIII.
3 – Ponte Scaligero
Atrás da entrada do castelo, está a Ponte Scaligero, uma estrutura belíssima construída para uso exclusivo da família. É sem dúvida, um dos pontos mais românticos da cidade. As pontes que atravessam o Rio Adige foram destruídas pelos alemães durante os bombardeios da II Guerra Mundial e tiveram e ser reconstruídas, inclusive a Ponte Scaligero.
4 – Igreja de San Zeno
Da outra parte do Adige, fica uma das igrejas em estilo românico mais bonitas de toda Itália, a Igreja de San Zeno. Vale a pena caminhar alguns quilômetros a mais e visitar esta maravilhosa construção, que fica fora do circuito turístico do centro. San Zeno é o padroeiro de Verona e sua igreja foi construída a partir do século XIII, com elementos românicos e góticos. O teto da igreja é a forma de um barco ao contrário e seja o pavimento que outros elementos realizados com o famoso mármore vermelho de Verona. No altar, a impressionante obra de Andrea Mantegna, uma das primeiras obras do artista padovano. A cripta do século X conserva o corpo de San Zeno. Se você se interessa por arte, reserve um tempo para visitar San Zeno, porque a igreja é considerada uma das maiores obras-primas do período românico.
5 – Via Mazzini e Piazza delle Erbe
O fascínio de Verona se mostra também nas suas ruas, sempre fervilhantes de veroneses, que passeiam pela rua principal da cidade, Via Mazzini, com suas inúmeras lojas, bares e cafés. O ótimo comércio de Verona e seu movimento atraem também muitos artistas de rua, que enchem as praças de vida. No final da Via Mazzini, está a Piazza delle Erbe, a praça mais antiga de Verona, que em período romano era o centro político e econômico da cidade. Hoje, a praça abriga um mercado de frutas, verduras, souvenirs e muitos bares para quem quer se sentar para um aperitivo, café e ver a vida passar.
6 – Igreja de Santa Anastasia
Construída a partir de 1290, é um esplêndido exemplo do gótico italiano e é a maior igreja de Verona. As 12 colunas que sustentam as naves da igreja são feitas com o famoso mármore vermelho. Santa Anastasia possui cinco capelas todas repletas de obras de arte. Uma das mais interessantes é o famoso afresco São Jorge e a Princesa, de Pisanello. As duas pias de água benta, localizadas na entrada da igreja são esculturas impressionantes. A da esquerda representa um corcunda, que os mais supersticiosos tocam em busca de sorte.
7 – Duomo de Verona
O Duomo de Verona fica bem próximo a Santa Anastasia. Sua contrução começou em 1120, mas a estrutura sofreu várias alterações durante os séculos posteriores. As arcadas góticas são sustentadas pelas pilastras em mármore vermelho e a igreja também é repleta de afrescos de artistas importantes, com destaque para a Assunção da Virgem, de Tiziano.
8 – Ponte Pietra e Teatro Romano
A região de Ponte Pietra é uma das mais bonitas e características da cidade. Lojinhas, restaurantes, bares e antigos estabelecimentos frequentados pelos locais dão o tom do lugar. A Ponte Pietra atravessa o Rio Adige até o Teatro Romano, um teatro aberto construído no século I a.C. É interessante passear pelas ruínas romanas e admirar a cidade do seu mirante. Durante o verão, no teatro acontecem encontros e espetáculos.
9 – Casa de Julieta
Uma das principais atrações turísticas da cidade é a Casa de Julieta. Aqui, a fantasia se mistura à realidade na história de Shakespeare, e os dois personagens veroneses que deram vida à história de amor mais popular de todos os tempos são realmente cultuados e celebrados pela massa de turista que a cada dia visita a construção em estilo medieval. É possível visitar o balcão de Julieta e também a casa, um espaço interessante para quem tem curiosidade de saber como era uma casa no período medieval.
10 – Torre dei Lamberti
Depois de caminhar por Verona descobrindo seus monumentos e igrejas, é hora de ver a cidade do alto. Bem atrás da Piazza delle Erbe está o Palazzo della Ragione e a Torre dei Lamberti. Um panorama de tirar o fôlego, de onde se pode admirar Verona e seus monumentos e finalizar o passeio em grande estilo.
Passagens de trem – pesquise aqui as melhores ofertasIngresso para os monumentos e Verona Card
O Verona Card é um passe que te dá direito a entrar na maioria dos monumentos da cidade e utilizar os meios de trasporte público. Para quem chega na estação central de trens, é o modo ideal de começar o passeio, já que você pode pegar as linhas de ônibus 11, 12 ou 13 e descer na Piazza Bra. O passe que dura 24 horas custa 18 euros e o que vale por 48 horas, custa 22 euros. É possível comprar nos próprios museus, pontos de informação turística (IAT) ou bancas de revistas (Tabacchi). No meu caso, comprei no tabacchi da estação de trem. E realmente valeu a pena.
Onde comer
Aconselho a ótima Osteria Giulietta e Romeo, que fica a poucos passos da Piazza delle Erbe e faz pratos típicos da cozinha veronese. O menú completo (antipasto, primo, secondo) custa 17 euros por pessoa. Acredite, uma barganha para um bom restaurante de centro histórico. Mas se você quiser, pode escolher somente um prato. Geralmente um prato, água e vinho sai por 15 euros por pessoa. Fica no Corso Sant’Anastasia, 27.
Verona bate e volta
Verona quase na metade do caminho entre Milão e Veneza. É muito fácil pegar o trem e fazer um bate-volta saindo de Veneza, de Padova ou de Milão. Confira abaixo a duração das viagens de trem entre uma cidade e outra(tudo depende do tipo de trem que você vai pegar, eu calculei com os trens mais velozes).
De Veneza a Verona = 1 hora
De Padova a Verona = 42 minutos
De Milão a Verona = 1h e 23 minutos
Para mais informações sobre como andar de trem na Itália, clique aqui.
Onde dormir
Se a sua intenção é passar mais de um dia na cidade, eu indico o Hotel Mastino, um três estrelas bem próximo à Piazza Bra, de fácil acesso a todas as atrações da cidade. Para informações e reservas, clique aqui.
Leia sobre outras cidades e atrações próximas a Verona
Santuário da Madonna della Corona, em Verona
Adorei o post! Estive em Verona em 2010 mas fiquei só uma tarde e não explorei a cidade como merece. Apesas disso a considero encantadora.
bjs
Dani Bispo
Oi,Dani,
Vale muito a pena porque a cidade tem uns cantinhos especiais. E outra coisa que recomendo é dar uma volta nos arredores por causa do território dos vinhos. Eu estive em Soave e adorei. A próxima vez quero ir a Valpolicella e experimentar um bom Amarone também. Bjão
Sempre bella Verona!!!
bellissime foto!!!
Grazie cara!
Obrigada pela bela publicação , elas nos enriqueces muito !!!! BOAS FESTAS
Oi,Silvia.
Obrigada a você por nos seguir e incentivar. Um ótimo Natal com muita paz a harmonia. Um beijo
A Itália é um país fascinante.
Oi,Cássia,
Que bom que você está acompanhando com a gente essas belezas. É uma alegria compartilhar! Um grande abraço. Isabela
Estou adorando o blog e conhecer um pouquinho mais da cultura italiana! Minha mãe também mora em Treviso e vou pela primeira vez ao país agora em abril!! Obrigada pelas dicas!!
Oi,Natália,
Que legal! Fico contente que acompanhe e goste. Você vai adorar Treviso, e na companhia da tua mãe, certamente será maravilhoso.
Um bjo,
Isa
Obrigada Isa!! Ah tenho uma dúvisa…vc ja fez algum post sobre o desembarque , e em relação à imigração..?
Procurei e ão achei. Tenho apenas uma hr de conexão em Roma e estou com muito medo de não dar tempo
Oi,Natália,
Post sobre chegada por aqui não tenho. Dê uma olhada nos blogs de viagem geral, que falam sobre vários destinos.
Bjos
Isa, vim para te ver e matar as saudades desta cidade tão linda e charmosa.
As fotos estão lindas, excelente postagem querida, um beijo.
Querida!!!
Volte logo para os lados de cá.
Bjos,
Isa
Olá, tudo bem?
Estarei em Verona de 16 a 18 de agosto e em Florença de 18 a 22 de agosto. Li em outro blog sobre o feriado de 15 de agosto e fiquei preocupada. Fecham a semana inteira?? Ou só no dia do feriado mesmo? Chegando dia 16 de agosto, que é quarta-feira, corro risco de estar tudo fechado em Verona? ?
Ola Marilia,
Dia 15 fecha tudo, mas nos outros dias geralmente o comércio fica aberto.
Um abraço,
Isa
Ola! Irei no começo de novembro, entre os dias 5 e 14. Estou um pouco desanimada pq li que chove muito e tenho medo de não aproveitar tanto ou de não conseguir tirar fotos legais. Ficarei em Milão, mas farei bate e volta para Verona, Veneza, Roma (dormirei lá 2 noite) e San Gimignano (na volta de Roma).
Você já esteve nessas cidades em novembro? Chegou a nevar?
Ola,Janayna,
Nao da pra prever o tempo. Fara frio com certeza, mas chuva nao pode-se prever, infelizmente. Minha sugestao é que na época da viagem voce fique de olho no site http://www.meteo.it
Em novembro nao tem neve.
Isa
Lindissima cidade morei em Bassano Del Grappa e San Bonifacio, amo de paixão,
Oi,Fatima,
Que legal. Bassano é linda.
Um abraço,
Isa
ola, vou para verona, e tb passar o ano novo em veneza . Tenho uma filha de 21 e uma de 15 anos, e meu marido tb vai. vc tem alguma sugestao de jantar em veneza…ou o que fazer apos ou anres de ver os fogos na praça sao marcos… agradeço muito sua ajuda.
Olá, Vania,
Tudo bem? Procure jantares em hotéis. Infelizmente não posso ajudar muito, já que não gosto de reveillon. Me desculpe.
Att.
isa
Oi Isa!
amei seu blog…tambem sou brasileira e moro na Italia a anos!
Fui inumeras vezes a Verona pq sou ocmpletamente apaixonada por aquela cidade… è realmente lindissima!
Tambem tenho um blog onde conto minhas aventuras por aqui, se quiser dar uma olhadinha este é o link:
https://www.wanderlustintravel.com/pt/o-que-ver-em-verona-em-um-dia/
um abraço
Babi
Oi,Babi,
Que bom que você gostou. Vou sim ver seu blog.
Obrigada
isa