Vinícola para visitar na Itália
Quem gosta de vinhos e de explorar uvas pouco conhecidas pode aproveitar, e muito, uma viagem pela Itália. Aqui na região do Vêneto existe uma enorme quantidade de vinícolas. Já tinha visitado a vinícola Ca’ di Rajo, na pequena cidade de San Polo di Piave, próxima a Treviso. Gostei tanto que voltei.
A Ca’di Rajo é uma das únicas vinícolas no mundo a conservar ainda uma antiga técnica de cultivo dos vinhedos, a bellussera, uma exclusividade não só do Vêneto, mas da região do rio Piave. As uvas são praticamente suspensas em pérgolas, o que sempre evitou a propagação de doenças na planta.
Deem sô uma olhada na visão aérea dos vinhedos, a bellussera parece um emaranhado, uma teia, um bordado, uma colmeia. É incrível. A foto é do site da Ca’ di Rajo.
A produção principal da vinícola é o raboso, um vinho tinto peculiar e secular, muito importante na história do Vêneto. Para quem quer saber mais, eu já falei sobre o raboso neste post.
A Ca’di Rajo é uma vinícola familiar, tradição passada entre gerações que foi retomada pelo senhor Marino nos anos 70 em uma área de um convento que antigamente era completamente murado. Deste período resta ainda uma torre em ruínas do século XIV.
A propriedade possui ainda uma pequena igreja consagrada, onde foi celebrado o casamento do filho da senhora Sandra, uma das proprietárias da vinícola. Este casamento foi tão lindo, mas tão lindo, entre os vinhedos, que vou linkar aqui para quem quiser ver. Coisa de louco!
A vinícola é muito ligada à arte. A senhora Sandra, que nos recebeu com tanta simpatia e gentileza, nos contou que, entre outras iniciativas, a cada ano eles lançam concursos para escolherem os rótulos para as edições especiais dos vinhos. Olha só o ganhador deste ano:
Eu fiquei supercuriosa quando vi o bracelete da Sandra. Achei lindo e super fashion. E não é que ela é quem faz os braceletes com lycra e as cápsulas dos vinhos? É um brinde aos clientes e visitantes. Eu amei e ganhei dois deles. Fiquei superfeliz!
A visita à Ca’ di Rajo foi ainda mais especial pois fui acompanhada da querida Valentina Facchin, do blog Around & About Treviso. Na foto, Valentina, a senhora Sandra e eu. Quem quiser conhecer mais a Ca’di Rajo e seus produtos, aí vai o site.
Que interessante essa publicação. Adoro vinho. Irei para a Itália em 2015 e estou montando o meu roteiro. Vou incluir esta região. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem? Abç.
Ciao Davi,
A Italia é um prato cheio para os amantes do vinho. Explore o blog, pois temos posts também sobre outras regioes do vinho, entre elas as colinas do prosecco. Quanto ao seguro viagem, nos indicamos a TAM Viagens Linhares. Voce pode clicar no banner que esta no blog ou entrar em contato diretamente pelo email: tamviagens.linhares@agentetamviagens.com.br
Um abraço
Adoro vinho tbm. Em Portugal tem duas regiões muito boas de vinhos tbm. A do Vinho do Porto e a do Vinho Verde. Respondendo o amigo acima, conheço a http://www.touristcard.com.br Eles estão c/ uma promo de 15% para quem apresentar o código. Usa o meu: tourist15. Bjs.
Ciao Larissa,
Os vinhos de Portugal também sao otimos. A gente adora. Como disse ao Davi, de uma explorada no blog que temos outros posts sobre o assunto.
Um abraço
boa noite
Pode me ajudar dando dicas das cidades mais interessantes entre Bolonha e Roma em fevereiro, inverno. As pequenas cidades, obrigada Ahh temos 5 dias e gostariamos de dormir em uma vinicola.
Obrigada
Olá, Luciana,
Entre Bolonha e Roma você vai encontrar tanta coisa! Tem a Toscana bem perto, mas também tem a Umbria com cidades muito graciosas. Eu gosto de Orvieto, Todi e Gubbio. Sobre a Toscana, dê uma olhada no blog http://www.grazieate.com.br
Eu conheço vinícolas no Vêneto, infelizmente na zona de Bologna não conheço nenhuma.
Um abraço e boa viagem