Como é viver na Itália?

Muita gente, em alguma momento da vida, tem o sonho de mudar o rumo e a Itália é sem dúvidas uma meta muito atraente para quem está pensando em construir uma nova vida. Um país lindo, repleto de monumentos, história, boa comida e pessoas mais ou menos parecidas com nós brasileiros. Mas como é realmente viver na Itália? Há muito queríamos falar sobre a nossa experiência,mas tinha medo de escrever um post enorme porque tenho muito o que falar. Mas ok, tentarei reunir as ideias principais.

As pessoas

A Itália é um país com várias regiões muito distintas entre si. A unidade da Itália é um fato recente na história, aconteceu no século 19. Antes disso, as regiões eram independentes. Isso faz com que o sul seja bem diferente do centro e do norte. Eu morei em Firenze por 4 anos e estou há 2 anos em Treviso, no Vêneto. Aqui as pessoas são mais fechadas, é complicado fazer amizade, mas são todos muito respeitosos e educados. No trabalho são muito focados, não tem tempo pra brincadeira e fofoca. No sul, como Roma e Nápoles, por exemplo, as pessoas são mais alegres, abertas e brincalhonas.

vida na itália

A segurança

Com certeza um dos fatores que a gente mais valoriza. É muito bom não ter mais que temer parar no sinal vermelho ou ficar de olho na hora de entrar no carro no estacionamento. É claro que não pode-se dar bobeira com os pertences, mas se algo acontece é um pequeno furto, nada comparado às barbaridades que a gente vê no Brasil. Nas grandes cidades é melhor ficar de olho, mas caminhar por Veneza à noite por exemplo não oferece nenhum perigo. Leia mais sobre segurança aqui.

Crianças brincam em Campo Santa Margherita em Veneza

Crianças brincam em Campo Santa Margherita em Veneza

Compras no supermercado

Os italianos dão muito valor à qualidade dos alimentos e a uma dieta saudável e rica de frutas, verduras e pratos balanceados. A Itália não é só pizza, pasta e gelato. Já repararam como as pessoas aqui são em forma? Dá-se preferência a frutas e verduras respeitando as estações e de consequência o bolso. Comida de qualidade aqui não custa caro.

Quanto custa:

1 pacote de 1/2 k de pasta Barilla = 0,75 centavos

1 kg arroz = 2 euros

1 kg de queijo pecorino = 14 euros

1 kg laranja siciliana = 0,90 centavos

1 café da manhã no bar (brioche e cappuccino) = 2,50 euros

como é a vida na itália

Leia mais sobre compras no supermercado aqui , aqui e aqui.

Custos básicos

Um pouco difícil de porque cada um tem seus hábitos de consumo. O custo de um aluguel de um quarto em apartamento dividido com outras pessoas no centro histórico de Firenze varia de 350 a 500 euros. Um apartamento de 2 quartos pode custar de 700 a 900 euros. Para quem pensa em comprar casa, é um bom momento. Os imóveis estão desvalorizados. A nossa amiga Doris Sochaczewski tem uma história bem legal.

Há alguns meses ela se mudou de São Paulo para Todi (Úmbria) e comprou uma propriedade onde abrirá em breve uma locanda. A Doris tem um blog muito bacana onde, entre outras coisas, dá conselhos para quem está querendo mudar para a Itália e comprar uma casa. Olha aqui. Os gastos com condomínio são mínimos. Eu pago cerca de 30 euros por mês. As contas de água e luz são bimestrais. No inverno podem vir um pouco mais salgadas por causa do sistema de aquecimento. As escolas públicas são ótimas, outra grande economia para o bolso.

viver na itália

A língua

Se você quer vir para a Itália, falar a língua é fundamental. É muito mais complicado socializar e procurar um trabalho se você não sabe falar italiano. Se você planejar vir pra cá, comece a estudar. Quando chegar aqui vai ser muito mais fácil.

Trabalho

Não dá para se iludir. É um momento péssimo para se procurar trabalho por aqui. O país está atravessando uma crise e o primeiro ministro colocou em pauta algumas medidas para incentivar os empregadores a contratar, espera-se que a médio prazo a situação melhore. Muito difícil conseguir um bom emprego de “carteira assinada”. Os contratos são cada vez mais precários. Um salário médio de um trabalhador italiano é de 1000 a 1300 euros, mas diferentemente do Brasil, com um salário como este é possível viver relativamente bem em uma cidade de porte médio. Lembramos que aqui a saúde pública funciona, bem como educação e segurança. Não tendo que pagar plano de saúde e escola o dinheiro rende muito mais.

morar na itália como é

Serviços

Na Itália os serviços não são como no Brasil. Por uma questão histórica e cultural, cada um se vira sozinho. Ter empregada é um luxo para pouquíssimos. A gente tem que arrumar casa, cozinhar, fazer faxina, buscar filho na escola. Não tem moleza. Outra coisa: não pense em encontrar supermercado, farmácia e outros tipos de loja 24 horas, muito menos delivery de comida ou disk farmácia. Em algumas cidades as lojas fecham até mesmo no horário de almoço. É o jeito slow da Itália que às vezes deixa a gente enlouquecida, mas que faz até um certo sentido. Esqueça as idas semanais no salão para fazer unha e depilação. Aqui custa muito caro e o resultado é quase sempre desastroso. Uma vez fui fazer a mão saí muito chateada. Paguei 35 euros por um serviço muito mal feito. O jeito é aprender a fazer sozinha ou deixar de lado um pouco da vaidade.

trens na itália

Transporte

Nas grandes cidades como Roma e Milão, por exemplo, o trânsito é pesado. Praticamente em todas as cidades (até as menores), encontrar estacionamento é uma missão muito difícil. Por isso as pessoas tendem a utilizar o transporte público, que funciona bem. Ônibus, trem, metrô e a querida bicicleta. Muita gente anda de bicicleta e é muito prazeroso poder ir trabalhar ou passear de bike. O trem é muito utilizado para pequenas, médias e longas viagens. Uma viagem de Milão a Roma dura cerca de 3 horas e a passagem em um trem de alta velocidade custa 43 euros (o valor varia de acordo com o tipo de trem). O serviço é bom, trens limpos e confortáveis.

como é viver na itália

Lazer

Aqui tem lazer para todos. Até nas pequenas cidades acontecem eventos para todas as idades. São promovidos pelas províncias, comunas ou privados, além das as associações culturais sem fins lucrativos, que são muito engajadas em promover encontros, festas e atividades para crianças, jovens e adultos. Treviso, onde eu moro, é uma cidade média e possui cerca de 80 mil habitantes. Quase todos os finais de semana acontece algum evento por aqui. As praças ficam cheias, os pais podem passear, as crianças brincam e tudo isso sem gastar nem um tostão. Sem contar os parques e jardins.

como morar na itália

Enfim, a Itália não é um país perfeito. Aqui também tem corrupção, burocracia, dificuldades econômicas, problemas políticos e a vida nem sempre segue nos trilhos, mas estou feliz com a minha escolha. Sentir falta do Brasil é natural e viver longe da família não é fácil, mas a vida é mesmo feita de escolhas, de perdas e ganhos.

135 replies
  1. Elisangela
    Elisangela says:

    Isa,
    Tambem tenho a Italia no nome e no sangue, passei ferias uma vez e em 15 dias, eu e meu marido conhecemos 19 codades!!!
    Adorei, tenho uma prima que mora na Italia e adoraria ter uma casa ou uma propriedade la em Trento (apesar so frio) acho que seria maravilhoso.
    Muito bom seu post, esclarece principalmente o quanto aqui pagamos
    impostos surreais e o quao menos recebemos em infra estrutura como retorno.
    Nao sei se voce está acomoanhando a crise no Brasil também está maltratando os brasileiros, principalmente agravada pela corrupçao.
    Voce trabslha com midia? Só social?! Meu marido trabalha em uma empresa de midia digital global e quem sabe logo chegaremis a Italia!!!!
    Adoraria manter contato. Ja te sigo no Grazie a te.
    Baci

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Elisangela,
      Eu tambéma amaria ter uma casa no Trentino. Rs… é uma regiao que eu AMO. E como disse sobre as diferenças, ali também é uma outra Italia, ainda mais organizada e repleta de belezas.Que bom que gostou. A gente tem acompanhado tudo o que esta acontecendo no Brasil. Além de ler na internet, a midia daqui noticia também. Aqui tem corrupçao, como disse, nao é perfeito, mas realmente o Brasil esta em um periodo péssimo e isso é doloroso. Eu trabalho com midias sociais aqui na Italia,além de dedicar ao blog. Escreve email pra gente. Otimo manter contato. Un bacio

  2. Simione
    Simione says:

    Gostei do seu relato, e como pretendo visitar a Itália nesse ano, creio que seguirei suas publicações. Abraços

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Simione,
      Muito grata. Que bom que gostou. No blog tem muita dica de viagem sobre a Italia, espero que possa tirar algumas ideias! Um abraço

  3. Flávia Discacciati
    Flávia Discacciati says:

    Já posso mudar?? Rsrsrs…
    Amei o post, dá vontade de mudar de rumo total!! Principalmente pela segurança, que aqui no Brasil tá cada dia pior…
    Bjos !

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Flavia,
      Realmente é uma das coisas que mais pesam. Muita gente tem vontade de voltar pro Brasil porque apesar de tudo, é nossa casa, nossa terra, mas quando esbarram nesta questao, recuam e ficam por aqui. Infelizmente nosso pais nao oferece segurança. Te espero para uma visitinha!

        • Isa Discacciati
          Isa Discacciati says:

          Oi,Fabio,
          Depende muito da cidade, do bairro, se é perto de metrô. Nos grandes centros o aluguel de um apartamento dito “monolocale” pode custar até 1200 euros, nas cidades menores, a metade. Depende realmente de alguns fatores como a localização, por exemplo.
          Isa

  4. Carina Costa
    Carina Costa says:

    Oi Isa!
    Adorei o post! Colocou muito bem como é morar aí e gostei de como finalizou: que apesar da Itália ser um país lindo e amado, não é perfeito!! rss… vejo muita gente deslumbrada e mimada achando que o exterior é sempre melhor do que o Brasil.
    Você sabe a minha vontade enorme de morar na Itália, por isso, estudo a língua e me dedico como posso. Mas se eu morar aí, jamais serei o tipo de brasileira que falará mal do meu próprio país. Estamos passando por um momento de inflação sim, mas ainda vejo vantagens de crescer profissionalmente por aqui.
    Enfim, o que quero dizer é que o blog de vocês é aspiracional e leva as pessoas a sonharem. Isso é ótimo, lindo, mas gosto de ver como vocês também colocam os leitores com os pés no chão.
    Beijão!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ca,
      Grazie mille pelo carinho, pelas consideraçoes e pelo elogio. Sou da mesma opiniao tua. O Brasil esta desanimador,mas é nosso pais e tem suas coisas boas e, como bem disse,boas chances de para quem busca crescer profissionalmente (mesmo nao sendo um caminho facil). Aqui esta longe de ser um paraiso. Hoje mesmo pela manha vi noticias de corrupçao, obras superfaturadas,troca de favores,nepotismo e um sistema politico desgastado que se arrasta. A verdade é que nao existe um lugar ideal. A gente tenta ser muito sincera e mostrar nossa vida e nossa experiencia real por aqui e fico muito feliz que a coisa agrade. Um grande beijo e sempre te esperamos de braços abertos.

  5. Karen
    Karen says:

    Oi Isa! Tudo bem?

    É a primeira vez que comento, mas estou sempre lendo tudo! Adorei o post, mas gostaria de tirar uma dúvida, se for possível, é claro! Vi que você é Analista de Mídias Sociais e gostaria de saber como é este mercado aí na Itália. Trabalho nessa área também e sonho em um dia – quem sabe – poder viver aí e trabalhar com o que eu gosto! Mas, tenho muitas dúvidas sobre como funciona o mercado de comunicação no país!

    Beijos :*

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Karen,
      Que bom saber que voce acompanha a gente. Grazie mille! Ficamos felizes.
      Entao: em geral,como disse no post, com a crise, o mercado de trabalho na Italia esta bem fraco. A area de midias sociais ainda é muito nova por aqui, e isso é bem positivo. No Brasil as coisas acontecem muito mais rapido neste setor. Nas grandes cidades ha procura por profissionais e a midia fala muito no analista de midias sociais como profissao requisitada, ou profissao do futuro, mas na pratica é diferente. Muitos colegas que fizeram cursos especificos na area comigo ainda estao em busca de oportunidade. Mas temos muita esperança que esta crise vai passar. Un grande abraço

  6. Cristina Conti
    Cristina Conti says:

    Ciao Isa,

    Muito bom seu blog, até agora o melhor! Bom trabalho! Em 2016, Janeiro, estarei tirando minha cidadania e passando um tempo na Itália, acho que Milão ou Veneza ou perto. Após este evento, penso em comprar uma casa e passar a viver um pouco de minha vida por aí. Tenho 53 anos, sou especialista em finanças e aposento no Brasil em 2017. Bem, estou estudando Italiano por conta própria mas queria o auxílio para livro e curso. Você pode ajudar, seria no Rio de Janeiro e para iniciantes? Eu prefiro online mas….aceito sugestão. Bacio
    Cris

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Cris,
      Amei sua mensagem!Grazie pelos elogios e incentivo.Fiquei feliz. Adorei sua historia também. O norte da Italia é muito legal. Milao ou Veneza certamente voce vai gostar. Com certeza estudar italiano é importante,assim voce ja chega aqui com mais segurança. Nao conheço no Rio quem de aula,mas te indico demais a Ana Grassi,que da aulas online, ela também tem um blog joia sobre a Italia e é uma pessoa querida e com muito conhecimento. de uma olhada no blog dela, la tem todos os contatos: http://italiana.blog.br/
      Un bacione

  7. Eugenia
    Eugenia says:

    Parabéns Isa,

    finalmente leio um texto objetivo sobre o meu país. Você conseguiu realmente olhar as coisas de forma pertinente, sem todas aquelas comparações irritantes e inúteis entre países que frequentemente são publicadas na internet.
    Minha experiência vai na direção oposta à sua: sou italiana, de Rimini e me mudei para São Paulo 5 anos atrás, sozinha, deixando família, amigos e meu passado lá. Como você e quelquer outra pessoa que teve que enfrentar tamanha decisão deve bem imaginar, não foi nada fácil deixar a Itália e começar uma nova vida no outro lado do Atlântico. Entre as várias razões da minha mudança, a mais importante foi a falta de entusiasmo diante do futuro que eu estava percebendo na Itália e que ao longo do tempo estava me paralizando. A falta de trabalho provoca já por si só uma grande inquietude, mas o perene pessimismo que sentia ao meu redor (amigos, conhecidos, parentes) estava realmente me frustrando muito. Então decidi me dar uma chance e, depois de um longo periodo de ponderação, resolvi partir pelo grande continente.
    Em São Paulo arregacei as mangas, me inscrevi em um doutorado na Usp, estudei materias dificeis em uma língua estrangeira, lutei contra a burocracia (brasileira e italiana) e contra inúmeros problemas que não tinha na Itália (pagar um plano saúde, por exemplo). Mas nunca me arrependi de minha escolha.
    Hoje criei minha escola de italiano para brasileiros, adoro meus alunos, tenhos novos amigos, sempre mantendo os antigos que moram na Itália e …casei com um brasileiro!
    Todos os dias sinto falta do meu país (no qual tento voltar pelo menos uma vez por ano), do azul do seu céu, da armonia e das cores dos prédios antigos, da comida gostosa e saudável e das minhas passeadas de bicicleta ao anoitecer na praia. Mas nem por isso esqueço como me sintia na epoca em que eu morava lá. Ao contrário, hoje me sinto bem e isso faz com que São Paulo não seja só a megalópole cinza, barulhenta, cheia de trânsito e de violência (elementos que certamente não podemos desconsidear ou fingir que não existem). É também um lugar incrível, onde as pessoas te acolhem e te fazem sentir em casa.
    A Itália não é só bonita, cheia de história e lugares incríveis, mas esconde também aspectos negativos, assim como o Brasil não é só violência, pobreza e confusão, mostrando igualmente muitos elementos positivos.
    Com isso quero apenas dizer que não importa aonde nós formos ou onde nós moramos. O importante é estar convencidos e prontos a enfrentar os sacrificios e as mudanças que invevitavelmente enfrentaremos como estrangeiros em terra estrangeira.
    A felicidade e o equilíbrio vem de dentro de nós e não do lugar em que moramos.
    Lógico, se depois isso acontece enquanto estamos sentados à beira do mar na Sicilia saboreando uma “granita” ainda melhor…..;)

    Um grande abraço e boa sorte a todos os que estão dando o grande salto!
    Eugenia

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Carissima Eugenia,
      Ser uma expatriada não é mesmo fácil. Como você bem disse, é necessário ter a coragem de arregaçar as mangas e enfrentar as dificuldades e sacrifícios. Ter uma grande capacidade de se adaptar, ser humilde e madura para perceber as diferenças e aprender a aceitá-las e não julgar precocemente gestos e atitudes. Fiquei encantada com a sua história. A gente sempre escuta mesmo muita gente, principalmente os jovens, aqui na Itália que tem esse sonho de descobrir um novo país e buscar uma oportunidade magari oltre oceano. Realmente a Itália tem perdido grandes talentos e eu sei bem o quanto é difícil para um jovem se sentir sem motivação,perdido ou sem perspectiva. Interessante pensar nos caminhos opostos que tomamos, mas é gratificante reconhecer que mesmo assim encontramos o bem estar e a realização pessoal e profissional fazendo a viagem ao contrário. Eu amei seu depoimento e te agradeço imensamente por ter registrado seu pensamento. Que ele possa servir de inspiração para outras pessoas. Um forte abraço, tudo de melhor. In bocca al lupo!!! PS: Vou entrar em contato com você…hihihihi…me aguarde!!!

      • Eugenia
        Eugenia says:

        Carissima Isa,
        sarà un piacere! Contattami pure quando vuoi e chissà che una volta, nei nostri vai e vieni intercontinentali, non ci si incontri! Nel frattempo continuo a leggerti (sono diventata una vostra fan). Bacione e a presto!

  8. assumar@outlook.com
    assumar@outlook.com says:

    Boa tarde Isa Discacciati;
    Adorei a sua reportagem, fantástica.
    Mas tenho uma pergunta, um brasileiro, com dois filhos, caso resolva morar na Italia, como seria o estudo para essas crianças?
    Eles conseguiriam utilizar as escolas públicas italianas?
    No mais, muito obrigado.

    Assumar Zambaldi

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Caro Assumar,
      Que bom que voce gostou do post e que as informaçoes foram uteis.Fico feliz. Quanto à questao mais burocratica sobre escola para filhos de estrangeiros nao sei te dar uma informaçao muito precisa. Pelo que sei, as regioes sao autonomas para a gestao do ensino publico e como cada uma segue uma regra, nao tenho conhecimento sobre isso. Talvez voce possa tentar se informar em um consulado. Um abraço

    • Alberto
      Alberto says:

      Desculpe se me entrometo, mas não vão ter problemas. Os menores estrangeiros presentes na Itália tem o direito à educação, independentemente da regularidade da posição em termos da estadia, na forma e tal como previsto para os cidadãos italianos.
      Em relação com a escola publica, a partir do primeiro grau do ensino fundamental até o terceiro grau do ensino superior a escola publica é inteiramente gratuita. Nos ultimos dois anos do ensino superior existem taxas de matrícula que são no 2015 21 euros para o quarto ano e 32 euros para o quinto ano. No ensino fundamental (scuola elementare ou scuola primaria) são gratuitos tambem os livros, na escola media e superior não. O unico custo pode ser a cantina, o almoço para as crianças. Este custo está relacionado com a renda dos pais.
      Desde que as coisas mudaram muito nos ultimos 20 anos e o fluxo migratorio è cada ano maior, agora são matriculadas 60-70 mil crianças estrangeiras cada ano a partir do primeiro grau. Em particular, precisamente por causa da grande presença de estrangeiros, as escolas do norte são especialistas nas politicas de inclusão social.

      • Isa Discacciati
        Isa Discacciati says:

        Oi,Alberto,
        Muito obrigada pela sua contribuição. Eu não tenho filhos e portanto não sei detalhadamente como funciona a parte da escola. Que bom que você compartilhou sua experiência por aqui, assim as outras pessoas podem ter mais informações. Grazie mille e um abraço

  9. Katia Maria
    Katia Maria says:

    Oi eu gostei muito do que voce escreveu,eu sou de Teresina-PI e moro em Liguria Varese Ligure provincia de La Spezia.Aqui as pessoas sao muito difidentes e vivem so pro trabalho eu tambem trabalho e sou casada da 10 anos,um abraco,ciao.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Katia,
      Que bom que voce se identificou. Realmente as pessoas sao mais fechadas e no trabalho é bem dificil fazer amizade. Para voce ter uma ideia a primeira vez que me chamaram para um happy hou no trabalho foi depois de 9 meses de empresa. Rs.. um grande abraço pra voce também

  10. sonia bloise
    sonia bloise says:

    Como vai Isa?
    Adoro ler sobre a nossa querida Italia. Sinto muitas saudades daí pois morei 3 anos no Lago Maggiore -Arona- isso faz muito tempo, foi nos anos 80 e a Italia era totalmente outra. Adoraria morar aí outra vez por uma boa temporada. Como se faz,pois não tenho cidadania italiana e dessa vez iriamos por conta própria (eu e meu marido ). Da outra vez fomos a serviço do governo brasileiro aí pra Italia.
    Nós somos aposentados e não temos nada que nos impeça de sairmos daqui.Adoro seu blog. Um beijo.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Cara Sonia,
      Que bacana. Imagino que voces tenham boas lembranças e o quanto a Italia era diferente nos anos 80. Que boa experiencia. Bom,acho que voce pode dar uma olhada no blog e na historia da Doris(que cito no post), eles se mudaram pra ca ha pouco tempo e talvez tenham mais informaçoes a respeito. Grazie por nos acompanhar. Grande beijo

  11. Maria Glória D'Amico
    Maria Glória D'Amico says:

    Isa, super gostoso de ler seu post.
    Bem explicado e objetivo.
    A questão da segurança foi um ponto forte para mim. Não é como estar em outro país, é com se fosse outro planeta, comparado com o Brasil. Transporte também.
    Eu fiquei encantada com a beleza do país, do mediterrâneo e com a qualidade dos alimentos.
    Obrigado mais uma vez pela partilha, um beijo querida.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Querida Maria Gloria,
      Fiquei positivamente surpresa com a resposta a este post. Nao é simples escrever sobre como é a vida aqui procurando passar mais informaçao possivel. Mas acho que deu certo. A vida aqui è muito boa, mas também tem seus problema. Acho que a segurança realmente é o que mais me agrada. é muito bom poder andar sossegada pelas ruas e nao temer que algo aconteça a nos e a um familiar. Espero que voce possa voltar muitas e muitas vezes pra ca e desfrutar tudo isso. Bacione

  12. Daniela
    Daniela says:

    Irmã,
    ficou super bem explicado o sentimento que você tem de morar aí e compartilhar conosco suas experiências.
    A gente fica emocionado lendo tudo isso e ao mesmo tempo fica triste por saber que as coisas por aqui são bem diferentes…
    Quem me dera ir ao supermercado e comprar alguma coisa com centavos…..
    saudades…

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Sim,verdade! Eu também me admiro conseguir comprar as coisas às vezes com centavos. E a melhor parte certamente é a do sossego, da segurança de voltar pra casa de noite e não ter que bancar a ninja no estacionamento pra poder entrar no prédio. Um beijo…saudades

      • Lilian Tavares
        Lilian Tavares says:

        Morei em Zurich, NYC e Fort Lauderdale. Hoje estou em São Paulo.
        Definitivamente andar nas ruas a noite sem preocupação (já fiz isso em Veneza, priceless) e não precisar bancar Ninja, é um alívio enorme para a alma.
        Seu blog é super!
        Por que Vc adoraria morar em Trentino? Vc registrou alguma coisa aqui no seu blog sobre este lugar?

        Bjs!

        • Isa Discacciati
          Isa Discacciati says:

          Ola,Lilian,
          Sim, o sossego e a qualidade de vida realmente superam as outras dificuldades.
          Sim, gosto do Trentino, mas estou bem no Veneto.
          Um abraço,
          Isa

  13. Ana Ruiva Bandolfo
    Ana Ruiva Bandolfo says:

    Ciao Bella,
    Isa faço das tuas palavras as minhas! Encantada. Depois de morar em Milão por 5 anos e Tirar minha cidadania, fiz um Corso di storia dell’arte a Firenze, assim descidi voltar para o nosso pais tropical.
    Como Sou formada em Pedagogia e Bellas Artes, achei que com um curso de italiano e historia da arte
    feitos na Italia seria Perfeitos para tornar com um Curriculun recheado. Mas nem tudo são contos de fadas, desilusões a parte, é aqui estou… De volta a Milano.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Ana,
      Que bom que você gostou. Não é mesmo simples, ir, voltar, adaptar,readaptar. Mas a vida é mesmo assim feita de escolhas e a gente tem que buscar a felicidade seja ela onde esteja. Feliz que a esteja encontrando em Milano. Um bacione

  14. Andrea
    Andrea says:

    Oiii Isa, gostei muito do seu post, muita gente me pergunta como é morar aqui e qdo falo que não 100% eles acham que estou mentindo. Na verdade muita gente ainda pensa que chegando aqui todos os problemas desaparecem, mas infelizmente não é assim. Ja morei no Lago di Garda, Padova, Treviso e agora estou em Lucca.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Andrea,
      Total! Problemas existem em todos os lugares. A gente que tem que ser forte e aprender a lidar com eles da melhor maneira possível. Quando a gente ganha de um lado, é normal perder do outro. Isso aqui é vida real, né? Você também já rodou bastante,hein? Muita sorte em Lucca. Un bacione

    • Ana
      Ana says:

      Oi andrea. Estou planejando morar em Padova. EU e meu marido estamos estudando italiano, eu e minha filha temos cidadania.
      Gostaria que me dissesse algo sobre Padova. Há mto preconceito com brasileiroseu lá, como sao as pessoas? Enfim…O q puder contar. Obrigada.

  15. Gustavo
    Gustavo says:

    Parabéns pelo artigo.
    Tive o privilégio de visitar a belíssima Italia em dezembro passado, e realmente o quesito segurança é simplesmente fantástico….Pessoas andando sozinhas tarde da noite em ruas com pouca iluminação, e o principal: sabendo que irão e voltarão são e salvos para seus lares. Isso, para nós brasileiros, soa como uma anormalidade; na verdade, anormal é o nível de insegurança com a qual vivemos hoje aqui no Brasil. Hoje, a violência aliada a impunidade são os maiores CANCROS do Brasil.
    Mesmo com as mazelas sociais aí existentes, na sua posição, JAMAIS voltaria ao Brasil, ainda mais com os princípios básicos sendo respeitados (educação, saúde e segurança), e isso, não tem preço!
    Desculpe o desabafo.
    Sucesso sempre
    Arrivederci presto.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Gustavo,
      Te entendo bem. Realmente é um sossego essa segurança, principalmente nas cidades de menor porte. Existe criminalidade, é óbvio, mas não se compara ao que vemos no Brasil, infelizmente. Não dá pra prever o futuro. Por enquanto eu estou bem aqui. Mas existe sempre o sonho que um dia o Brasil melhore. Um grande abraço e obrigada por participar com seu desabafo.

  16. Dalva Ramaldes
    Dalva Ramaldes says:

    isa, tudo bem? Também sou jornalista, aliás, fui professora de Jornalismo na federal por 22 anos. Meu filho tem cidadania italiana e seus familiares eram da região do veneto,,,Adoraria que ele decidisse viver na Itália, mas ele é proessor de Artes ( gosta de dar aula para crianças) e tem pós em Novas Mídias (mas com pouca experiência) Para ir sem trabalho ( sem chance de trabalho) complica….Mas quando a situação melhorar quem sabe.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao Dalva,
      Então somos colegas! 🙂
      Realmente no momento está bem complicado para conseguir trabalho, mas acho válido que ele comece a planejar, se realmente que vir. Uma boa ideia é tentar bolsas de estudo para frequentar uma pós ou um mestrado. Quem sabe…. um grande abraço

  17. Shaila
    Shaila says:

    Olá, moro há dois anos na Itália e encontrei o blog de vocês por acaso no faceboook. Estou adorando. Bom, gostaria MUITO de poder enxergar a Itália com os olhos positivos que vocês do blog enxergam. Lógico que acho a Itália um país lindo, rico em história, a comida é maravilhosa, mas enfim, não consigo ir além disso. Espero que ao ler o blog eu consiga romper e ultrapassar esses meus limites e obstáculos que me impedem de ser completamente feliz aqui. Um abraço!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Cara Shaila,
      Adaptar-se é realmente difícil. Cada um tem seu tempo para se acostumar com as mudanças. Nada é perfeito e a Itália também tem vários problemas. A gente tem que ser forte, ter muita paciência e capacidade de adaptação. Tomara que você consiga logo se acostumar e conseguir ver a Itália com bons olhos. E se o blog puder ajudar, ficaremos muito felizes. Un bacione

  18. silvia macarini
    silvia macarini says:

    Oi Isa,
    Amei td o que vc escreveu, amo a italia, tenho tres filhos morando em Firenze, e meu sonho é o de um dia, tb morar lá, mas as outras duas filhas no momento não gostariam de ir, e tenho tb minha mãe, que nao posso deixar, mas a italia é td de bom, vc a descreveu exatamente como eu, a meus familiares e amigos, então vou me dividindo entre os dois países p estar ora com os que moram ai e ora com as daqui, mas um dia me mudo de mala e cuia se deus quiser, rs rs, um beijão p vc♡♡

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Querida Silvia,
      Com três filhos morando em Firenze, já está com meio caminho andado,vero? Tudo em seu tempo. Que bom que você te a possibilidade de curtir os dois países e mais tarde quem sabe você muda mesmo de mala e cuia. Pelo momento você pode ir acompanhando o blog. Un bacione

  19. André
    André says:

    Olá Isa,
    Gostei muito de sua matéria, me deu muita ansiedade de visitar esse país haha. Tenho sangue napolitano e hoje tenho família morando em Napoli e em Pescara (Abruzzo). Agora no fim do ano irei visitar minha família de Pescara e, se tudo der certo tentarei uma bolsa de estudos para graduação na Universidade de Padova. Gostaria de saber como é a visão das pessoas (do norte e do sul) em relação a nós brasileiros, se “sofremos” ou não por sermos estrangeiros ali, independente de termos descendência.
    Um abraço!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ciao André,
      Tudo bem? Que bom que gostou do post e fico feliz que venha visitar sua família em Pescara. Acho uma ótima você tentar uma bolsa de estudos. A Universidade de Padova é muito renomada e a cidade é linda. Quanto à questão da visão das pessoas, acho que depende muito do grupo de pessoas com os quais você se relaciona e também do modo como você se impõe. Claro que existe uma certa resistência, sendo brasileiro (com cidadania ou não) ou estrangeiro de outro país. Mas a gente tem que ter a maturidade de compreender que as restrições deles são fruto de uma cultura muito enraizada, os italianos têm dificuldade de abrir um pouco a cabeça para o novo, mas dia a dia a gente vai conquistando espaço e confiança. É questão de paciência e muito jogo de cintura. Espero que você goste muito daqui. Abraço

  20. Ilma Madureira
    Ilma Madureira says:

    Gostei bastante de seus esclarecimento. As pessoas pensam que na Europa(Itália aqui) tudo sao flores.
    Eu também gostaria de passar uns meses na minha amada Firenze. Morar nao gostaria, mas como já nao tenho meus 20 e poucos anos a soluçao seria ficar indo e voltando mesmo. 🙂
    P.s: Tenho mais de 55 anos e sei que sem um curso universitário seria um complicador a mais. Aqui no Rio de Janeiro, tenho formaçao técnica em turismo, daí meu gosto por cultura e tudo mais da “bela itália”.
    Parabéns pelo blog, que acompanho com carinho. Baci

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ilma, você é muito querida. Obrigada, fico feliz que me acompanhe e sei que acompanha os outros blogs da minhas amigas também. Eu espero que você possa voltar muitas e muitas vezes pra cá. Morar tem suas vantagens e desvantagens como tudo na vida. O importante é a gente ficar feliz com as oportunidades que a vida nos dá e tentar aprender e evoluir. Um bacione

  21. Eithel Dinael Strabelli
    Eithel Dinael Strabelli says:

    Olá Isa, bom dia!
    Sou Policial Civil aqui em Pirassununga, Estado de São Paulo e gostaria de saber se existe a possibilidade de nós descendentes de italianos conseguirmos algum emprego no governo, tipo policial aí na Itália.
    Como já trabalho na área há quinze anos e tenho sonho de um dia, quem sabe, morar na Itália, gostaria que me esclarecesse se nós, brasileiros, descendentes de italianos conseguiríamos uma vaga de trabalho no governo? Abraço e fique com Deus!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi Eithel,

      Tudo bem? Você já tem a cidadania? Com a cidadania você fica regular no país e de algum modo isso facilita sua permanência por aqui e a busca por trabalho. Geralmente os cargos públicos aqui também são acessíveis por meio de concursos. Sei que não existem tantas vagas em cargos públicos como no Brasil. Dê uma olhada neste site que fala sobre concursos aqui na Itália: http://www.concorsi.it/
      Um abraço pra você também

      • Marcela
        Marcela says:

        Isa, tambem queria saber isso..
        Pra se policial ai é so por concurso publico tambem? Porque acho que nos EUA é por se candidatar so

        Obrigada

        • Isa Discacciati
          Isa Discacciati says:

          Oi,Marcela,
          Tudo bem? Ixi, não sei. Vou ficar te devendo esta informação.
          Abraço,
          Isa

  22. Amanda
    Amanda says:

    Eu moro em Roma mas… eu não aguento mais esta cidade!! Suja, pessoas mal educadas, gritaria, xingamento, pessimismo mentalidade velha, intolerante, hipocrisia religiosa. Porém a Italia inteira com algumas poucas exceções como a Emilia Romagna está neste clima…

    A única coisa que me impede de voltar para o Brasil é a violência porém estou fazendo de tudo para conseguir viver na Austrália… Mentalidade jovem, aberta, pra frente, dinâmica… Não vejo a hora

    AMANDA, italobrasiliense desiludida…

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Amanda,
      Pois é, acho que não existe lugar perfeito. São vários os elementos que tornam o lugar onde a gente vive agradável ou ruim. E a vida é assim: ganhar de um lado e perder do outro, difícil ter tudo. Espero que você consiga viver na Austrália ou em qualquer lugar que você se sinta bem e feliz. O primeiro passo é o otimismo.
      Um grande abraço,
      Isa

  23. Miranda
    Miranda says:

    Ciao Isa, tutto bene?
    Acompanho seu Blog, sou estudante de Letras Italiano em uma faculdade publica aqui no Brasil. Tem algum post falando das universidades na Itália?

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Miranda,
      Tutto bene, grazie.
      Não, post sobre universidades não tem. As universidades que sei que oferecem cursos para estrangeiros e habilitam a ensinar italiano são a de Siena e Perugia. Sinto por não poder ajudar.
      Um abraço,
      Isa

  24. Silvana
    Silvana says:

    Boa noite Isa tudo bem? Adorei seu blog esclarece muitas dúvidas! Sou esteticista, depiladora, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure e meu marido é pintor. Estamos providenciando nossa dupla cidadania italiana e pretendemos ir morar em Bérgamo até o fim do ano. Gostaria de saber se é fácil de arrumar emprego na área em que trabalhamos? Um grande abraço. Bjus

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi, Silvana,
      Tudo bem? Como disse, não é muito simples se inserir no mercado de trabalho aqui. Depende se vocês falam a língua e também da capacidade de adaptação de cada um, além da situação econômica da região onde vocês pensam em morar. Tem que se informar bastante sobre tudo isso, mas te desejo mesmo muita sorte, a estrada não é simples, mas tem suas recompensas. Um abraço

  25. Cynthia
    Cynthia says:

    Isa, boa tarde! Nossa fiquei super empolgada com sua matéria, eu é meu noivo estamos pensando em ir arriscar a vida aí na Itália, porém temos aquele medo básico né, que é normal, mais tenho muito medo de chegar aí e não conseguir emprego, você acha muito difícil? Um beijo e fica com Deus!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Cynthia,
      Tudo bem? Bom, não é simples se inserir no mercado de trabalho por aqui. Tudo depende do setor de trabalho, da situação de seus documentos (cidadania italiana ou não) e também da região onde vocês pensam morar. Acho que como em qualquer lugar do mundo, a estrada não é fácil. Estude bastante e busque sempre mais informações sobre o assunto. Um abraço

  26. Altamir Dutra
    Altamir Dutra says:

    Olá!
    Eu e minha família estamos procurando um quarto para alugar em Rimini. Você poderia auxiliar? Minha filha é estudante e ficará em Rimini de fevereiro a maio/2016!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Altamir,
      Tudo bem? Infelizmente eu não conheço muito bem a região de Rimini. Sinto muito por não poder ajudar.

  27. Vinicius Vannucci
    Vinicius Vannucci says:

    Oi Isa,
    Adorei o post… minha mãe mora em Lucca na Toscana faz 12 anos e não quer voltar por Brasil por nada.
    Meu irmão está indo agora dia 17 de abril pra tentar a sorte em Lucca também, eu e minha esposa vamos no fim do ano se tudo der certo.
    Na verdade só queria fazer uma pergunta.
    Como esta a crise na Italia, eu falo com a minha mãe e ela disse que esse ano parece estar bem melhor do que nos anos anteriores, vc poderia dar um parecer de como estão as coisas por ai?
    Adorei a matéria…
    Obrigado

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Vinicius,

      Não está fácil, mas a esperança é que melhore, os momentos de crise passam, mas tem que ter muita paciência porque são ciclos. Desejo muito boa sorte a vocês. Tendo família aqui, já é uma grande ajuda.

      Um abraço.

      Isa

  28. Andrei Sabatini
    Andrei Sabatini says:

    Isa, muito bom o post. Apesar de estar lendo algum tempo depois de vc postá-lo!
    Enfim, também tenho a Itália no nome, no sangue…eu e minha esposa temos um amor gigantesco por esse país. Tanto que estamos correndo atras de nossa cidadania. Estamos pesquisando possíveis cidades para morarmos, afinal esse é nosso sonho. Seremos seus leitores assíduos, ok?! Espero q um dia possamos encontrar vc, seu esposo e o Ludovico!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Andrei,
      Tudo bem? Fico contente que voce tenha encontrado o blog e lido minhas experiencias. Eu gosto muito de viver aqui,a Italia é um pais bonito e generoso e a traquilidade é um dos pontos altos. Espero que voces consigam se organizar para dar esse passo importante. A minha sugestao é que voces façam exatamente o que estao fazendo, se informem, leiam bastante para poderem se organizar. Um abraço e vamos nos falando 🙂

  29. Ana
    Ana says:

    Adorei a matéria. Até os comentários dos leitores são interessantes.
    Eu e minha filha de 4 anos temos cidadania. Voltei a estudar italiano e meu marido tbm está estudando. Ele eh técnico em informática, graduação e pós em comunicação. Eu tenho graduação e pós tbm eme comunicação, 10 anos trabalhando em banco e 3 anos com fotografia….rss. Queremos morar em Padova, pois temos amigos lá e a região eh próspera. Sabe dizer algo sobre essas áreas de atuação profissional?

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Ana,
      Que bom que gostou.
      Como disse,a Italia ainda esta atravessando a crise. Todos os setores profissionais estao ainda muito comprometidos. Padova é uma cidade de médio porte, muito bonita e com boa qualidade de vida e algumas empresas. Espero que voces possam se organizar para essa grande mudança. Boa sorte!

  30. Michel Rodrigo
    Michel Rodrigo says:

    Isa tudo bem?

    estou pensando em tirar minha cidadania Italiana!

    gostaria de saber como é a area da beleza por ai?

    penso montar uma esmalteria, com serviços de manicure e pedicure e partes especificas de maos e pés.

    tambem abrir uma sobrancelharia, trabalho com designer de sobrancelhas e micropigmntação e alongamento de cilios.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Michel,

      Tudo bem? Não manjo muito desta área. Como disse, a Itália vive uma crise em todos os setores, que aos poucos está caminhando para uma melhoria. Posso te dizer que os brasileiros são imbatíveis no quesito cabelo, unhas, depilação, enfim, cuidado com o corpo. Te desejo boa sorte e te aconselho a pesquisar muito sobre a Itália e a vida aqui.

      Um abraço,

      Isa

  31. Salete
    Salete says:

    Olá Isa, adoro a Itália e realmente a qualidade de vida aqui é muito melhor que no Brasil.
    Já vim pra cá algumas vezes a passeio, desta vez vim para morar, faz duas semanas que cheguei. E estamos providenciando a documentação (eu e meu namorado que é daqui), minha preocupação é com trabalho. Sou jornalista e agora pretendo fazer um curso de fotografia que é minha paixão.
    Seu blog é muito leve e informativo.

    Abraço

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Salete,
      Fico contente por você e espero que sua adaptação seja ótima. No início é difícil mesmo, principalmente no que diz respeito à trabalho. Mas você está no caminho certo, fazer um curso é bom para direcionar e se integrar. Te desejo muita sorte e não desanime com as dificuldades. Vá em frente!

      Um abraço,

      Isa

  32. Andréia
    Andréia says:

    Muito bacana esse artigo, Isa!
    Já morei na Itália, na região de Verona, e concordo com tudo o que escreveste!
    Un abbraccio!

  33. Paulo Barbosa
    Paulo Barbosa says:

    Olá Isa
    Já assistimos todos os filmes que vc indicou, via Netiflix…adoro a Itália e estudo a lingua italiana aqui na minha cidade ( Assis-SP), onde temos uma associaçao de cultura e lingua italiana, a ACLIA. Sou neto de italianos ( Sarti e Longhin) e em Treviso tem um primo de minha nona, que foi beatificado po Papa João Paulo II…seu nome é Andrea Giacinto Longhin.
    Já estivemos na Itália por 04 vrzrs e tive o prazer de visitar Treviso.
    Abbracci

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Paulo,
      Que legal. Muito bom saber que estiveram em Treviso e que têm raízes por aqui.
      Um grande abraço,
      Isa

  34. Paulo Barbosa
    Paulo Barbosa says:

    Olá Isa
    Já assistimos todos os filmes que vc indicou, via Netflix…adoro a Itália e estudo a lingua italiana aqui na minha cidade ( Assis-SP), onde temos uma associaçao de cultura e lingua italiana, a ACLIA. Sou neto de italianos ( Sarti e Longhin) e em Treviso tem um primo de minha nona, que foi beatificado po Papa João Paulo II…seu nome é Andrea Giacinto Longhin.
    Já estivemos na Itália por 04 vezes e tive o prazer de visitar Treviso.
    Abbracci

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Paulo,
      Que legal! Fico contente em saber que pode matar saudades da Italia lendo o blog.
      Obrigada por comentar.
      Isa

  35. Jessica Mikowski
    Jessica Mikowski says:

    Oi Isa,
    Adorei o seu blog! Gostaria de saber como foi morar em Lago di Garda.
    Bjoss e obrigada

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Jessica,
      Que bom que gostou. Eu não sei te dizer porque nunca morei no Lago di Garda.
      Um abraço,
      Isa

  36. RAPHAEL MICIELI
    RAPHAEL MICIELI says:

    Excelente seu blog! Parabéns
    Moramos por 4 meses em Bassano del grappa.
    Pretendemos voltar a morar na Italia. Nossa preocupação é escolher uma cidade que tenha uma ótima escola para aprender a língua Italiana. Poderia indicar algumas?
    Um abraço. Raphael

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Raphael,
      Eu adoro Bassano, uma cidade linda.
      Eu fiz escola de italiano para estrangeiros em Florença, chama-se Linguaviva.
      Infelizmente aqui no Veneto nao conheço.

      Isa

  37. Renato Canto
    Renato Canto says:

    Oi Isa!
    Conheci hoje o seu site, li suas informações e comentários, e dos participantes. Gostei muito, é realista e atual.
    Gostaria, se possível, de saber algo mais sobre empreendedorismo. Ouço falar em incentivos do governo. O que você tem para falar? Um grande abraço e sucesso.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Renato,
      Que bom que gostou. Obrigada.
      Sei que existem alguns fundos e incentivos para pequenas empresas e start ups, mas confesso saber pouco sobre o assunto.
      Um abraço,
      Isa

  38. Carlos Pietrobon
    Carlos Pietrobon says:

    Oi Isa,
    Muito bom seu blog. Seus posts são excelentes e muito bem elaborados para nos explicar como é viver na Itália. Minha família é originaria do Veneto – Treviso, em Conegliano. Temos a cidadania italiana. Eu e minha esposa somos aposentados (com boa renda) e pretendemos morar na região de Treviso ou mais acima em na região de Trento/Bolzano. Inicialmente vamos alugar um apartamento (bi ou tri) num bairro sossegado para depois escolher um imóvel para comprar. Em termos de segurança e atendimento médico-hospitalar qual melhor região? Qual melhor região para casal de 65 anos viver – Treviso ou Trento/Bolzano? Já estivemos algumas vezes por ai, mas somente usando hotel por uma semana, o que não dá para tirar duvida, por isso gostaríamos de sua opinião que já esta ai há anos. Obrigado por atender nossa dúvida.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Carlos,
      Tudo bem? Seja o Vêneto que o Trentino são duas regiões muito desenvolvidas e onde vive-se muito bem. O Trentino em especial é uma região de administração autônoma então é ainda tudo mais organizado e a qualidade de vida muito boa. Eu gosto de Treviso porque estou bem próxima a Veneza e se preciso ir a Milão, por exemplo, em 2h30 estou lá em uma viagem de trem. Os vênetos e os trentinos como personalidade tendem a ser mais fechados, mas acho que a qualidade de vida do norte da Itália compensa este detalhe. Boa sorte na escolha. Certa de que será uma ótima experiência.
      Isa

  39. fernanda
    fernanda says:

    morei na italia no sul por um ano com minha filha e meu marido iitaliano,a diferenca muito mesmo, conheci pessoas boas e outras nao ,sao fechados demais ,tenho uma filha que na epoca tinha 2 anos ela gostava e se adpitou bem porque acho que bem pequena,os meninos no sud onde morei era mal educados egoistas e nao gostavam de compartilhar nada,hoje vivo no brasil mas temo um retorno que sei que pode acontecer,a filha hoje tem 5 anos e ama o brasil sou mineira e moramos nordeste ela ama o nordeste e se adpitou e nao quer ir a italia mais a morar,ela entende o italiano mas nao fala,fala algumas palavras o pai mistura muito italiano portugues,o sonho dele é voltar e quandoo trabalho voltar meu deus ,eu nao tenho profissao definida e o amo e nao imagino ela longe dele,entao o que me resta é encarar de frente novamente italia,agora mais madura e menos sensibilidade porque la temos que engolir muitas coisas este é o que se paga casar com extrangeiros tem que pensar nisto ,la sao muito frios tinha hora que tinha desejo de chorar mas pela filha tenho que ser forte enfrentar e conservar minha historia de amor e familiar,conheci muitas nacionalidades la e vi frieza por todos,uma amiga russa deixava o filho cair e nem ai e o filho nao chorava eu desesperei e fiquei quieta a cultura dela,elas sao sofridas e estao ali por trabalho e nao gostam de italianos sao muito frias.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Fernanda,
      A escolha de viver em outro país não é fácil. Entender as diferenças e aceitá-las é um grande desafio. Tudo tem seu lado positivo e negativo. O sul da Itália é bem diferente do norte. Aqui eles são ainda mais fechados. Certamente se tiver de voltar saberá aproveitar o que tem de bom aqui e encontrar o equilíbrio. Boa sorte e um abraço,
      Isa

  40. Carlos Pietrobon
    Carlos Pietrobon says:

    Isa. Muito obrigado pela gentiliza em responder. Clara e objetiva. Suas matérias/posts são excelentes e acompanho porque queremos ter uma ideia mais real do que estaremos experimentando breve, eu e minha esposa (casados há 42 anos). Somos de SP (advogados-PUC/SP), mas estamos morando na Amazônia há cerca de 30 anos. Temos filho, nora e neta 7 anos (a neta é o que mais dói deixar), mas mesmo assim vamos nos aventurar por aí, para conhecer toda Itália de carro e trem. Estamos indo com promessa pra esposa que a cada 90/120 dias voltamos para o Brasil, ficamos um mês e novamente retornamos. Renda de três mil euros por mês – com todas despesas, aluguel, comida, saúde, etc…vive bem aí um casal? Abraços. Obrigado,

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Carlos,
      Sim, a mudança nao é simples, ainda mais com a separaçao provisoria dos afetos. é a parte mais dificil. Mas acredito que aqui possam encontrar uma boa qualidade de vida. Com a renda que voce diz em questao é possivel sim ter uma vida boa e tranquila por aqui. Nao temos empregados, ajudantes, serviços e tantas comodidades e facilidades como temos no Brasil, mas o outro lado da moeda paga tudo isso. Um abraço,
      Isa

  41. Carlos Prado Cacciatore
    Carlos Prado Cacciatore says:

    Boa tarde Isa,

    Gostei muito dos seus comentários, estou também providenciando a cidadania italiana, pretendo
    viajar nos próximos meses para Itália para concluir o processo da cidadania.
    Tenho 55 anos e estou muito desiludido com nosso Brasil (corrupção generalizada, violência, impunidade e por ai vai…..).
    Você saberia informar qual região da Itália esta mais “aquecida” em termos de desenvolvimento econômico?

    Tenho muitas outras perguntas, mas deixa para depois….. rsrsrsrs

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ola,Carlos,
      Que bom, fico contente que tenha gostado. Nao sei como te ajudar,pois a Italia também esta vivendo um momento de crise. Indicativamente evitaria o centro sul e me concentraria no norte, mas a situaçao aqui também nao é muito favoravel. Esperamos por melhoras. Boa sorte.

      Isa

  42. Carlos Pietrobon
    Carlos Pietrobon says:

    Oi Isa. Boa tarde.
    Novamente te incomodando com minhas perguntas. Uma dúvida relacionada com o post acima do chará Carlos (Cacciatore) – Tenho pesquisado imóveis no immobiare.it – apartamento para alugar e também imóvel rural (tipo chácara) nas imediações das cidades, próximas do adensamento urbano onde eu iria produzir hortifrutigrangeiros . Gostaria de saber de é seguro morar nestas chácaras e se é fácil contratar pessoas ou firma para construir uma casa e galpão. Desculpe pois é pergunta muito específica. Grato se puder responder.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Carlos,
      Tudo bem? Seguro sim, mas sobre contratar pessoas ou firma não sei te dizer. Dê uma olhada na Locanda di Doris, ela é brasileira e se mudou pra cá nestes moldes. Se procurar no google irá encontrar mais informações.
      Um abraço,
      Isa

  43. Marcelo Márquez
    Marcelo Márquez says:

    Se ve que amas a Italia. Con mi esposa, la visitamos 3 veces, de norte a sur y también la amamos. Evidente que uno tiene sangre italiana y le encanta ese “jeitinho” de los italianos, su alegría, amabilidad y despreocupación. Tenemos 62 y 65 años y cada año mas ganas tenemos de pasar meses y meses en Italia. Justo ayer estaba hablando con mi mujer, de comprar una casa rural de piedra, venida a menos, para reformarla. Lo de venida a menos, es por el precio. Estaba viendo en internet casas en Abruzzo y Toscana. Y dá la casualidad que leo el post de tu amiga que hizo eso mismo. Continúa “educandonos” en como ser un italiano.
    Saludos, Marcelo

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Ola Marcelo,
      Que linda mensagem. Obrigada! Sim, eu adoro viver aqui, apesar da distância dos familiares e amigos. Estou certa de que irão gostar de passar um tempo por aqui, ainda mais em um contexto rural na Toscana ou Abruzzo, uma paz e tranquilidade merecida.
      Um abraço,
      Isa

  44. Nubia
    Nubia says:

    ola, parabens….amei o tudo que li, tb moro em Treviso. Essa foi a primeira vez que li um testo completo sem mentiras, sobre a Italia.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Nubia,
      Que bom que gostou. Nao é tao facil dividir esta experiencia porque tem sempre opinioes diferentes.
      Um abraço,

      isa

  45. maicon
    maicon says:

    ola isa, parabens pelo seu blog, um dos melhores que li..
    ano que vem em janeiro estaremos indo para morar na italia, minha esposa e filha d 5 anos tem a cidadania.. Estou na duvida, entre morar em bolzano ou firenze.. Oq vc me diria..

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Maicon,
      Obrigada, que bom que gostou. Bolzano e Firenze são duas cidades completamente diferentes, mas é muito difícil escolher assim um lugar para morar. O ideal seria vir antes e conhecer as duas cidades. Eu morei em Florença e foi muito bom pra mim. Gosto muito de Bolzano, mas talvez o choque cultural possa ser muito grande já que é uma cidade do norte, na divisa com a Áustria. Pesquise muito sobre as duas.

      Isa

  46. Cristiane
    Cristiane says:

    Gostei muito da sua postagem e fiquei animada. Tenho cidadania italiana e penso seriamente em ir para Itália quando me aposentar

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Cristiane,
      Eu gosto muito de morar aqui e espero que você consiga dar este passo no tempo certo.

      isa

  47. Fabila Tozi
    Fabila Tozi says:

    Que bom ler seu post Isa! Eu e meu namorado estamos nos planejando em passar uma temporada fora do país e a Italia será o primeiro destino durante pelo menos uns 3 meses! É gratificante demais ter pessoas como você que discorre sobre a vida por aí sem delongas, isso é muito importante pra quem está pensando em fazer as malas e precisa de informações verdadeiras, sem deslumbres!
    Já estou estudando o Italiano aqui e estou amando, o plano é poder continuar estudando aí juntamente com alguma outra atividade, como culinária e vinhos que muito me chamam atenção.
    Teria alguma dica com relação à algum curso como esse? A intenção é irmos para o Norte também.
    Abraços!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Fabila,
      Que bom receber uma mensagem assim tão carinhosa. Obrigada. Espero que dê tudo certo pra vocês nesta mudança. Vão gostar daqui. Não conheço cursos breves de culinária e vinhos por aqui. Acho que devem primeiramente pesquisar muito e escolher uma cidade que seja interessante para o tipo de experiência que querem fazer. Um abraço e boa sorte,
      Isa

  48. Andrea Tostes
    Andrea Tostes says:

    Isa, que jeito agradavel você tem de descrever os lugares!… Praticamente me vi neles.
    Ando bastante ansiosa, pois vou me mudar pra Roma no segundo semestre deste ano. Não pude resistir: conhecí o homem da minha vida!!! Minha avó é italiana e já falo rasoavelmente bem. Mas dá um frio na barriga largar tudo pra viver numa outra cultura….
    Depois deste tempo todo, você pode dizer que é feliz morando na Itália, Isa?
    Abç,
    Andrea (Já sei. Vou ter problemas com meu nome por aí…)

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Andrea,
      Sim, gosto muito de morar aqui. Tudo tem seu lado bom e ruim. A questão é aprender a valorizar as coisas boas e lidar da melhor maneira possível com as diferenças. Te desejo muita sorte.
      Bjos,
      Isa

  49. Luiz Brusin
    Luiz Brusin says:

    Isa, tudo bem?
    Tenho cidadania e passaporte italiano. Meu pai nasceu em San Vito al Tagliamento, vizinho de Treviso (passei pela feirinha que vende de tudo… a Praça Calixto de treviso… rsrsr).
    No ano passado aluguei um carro e passei 21 dias viajando pelo norte da Itália, 3.000 km e 30 cidades (fora os “vilarejos”). Tenho um projeto de me mudar e montar uma lavanderia automática em alguma cidade do norte, motivo pelo qual viajei por essa região. Esse projeto tem prazo, daqui a 3 anos, pois vou estar aposentado e com esse dinheiro vou poder pagar aluguel, comida e outras despesas. A lavanderia vai ser um plus com o qual pretendo viajar pela europa.
    Porém, a maior dúvida é quanto a cidade… as maiores como Milão, Turim, Roma entre outras devem ter uma concorrência muito grande.
    Pelo tempo que você está aí teria como me ajudar a criar critérios para essa escolha?
    Tudo que você puder dizer, com certeza, será de grande valia.
    Grato
    Abraço

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Luiz,
      É difícil escolher uma cidade sem ter antes visitado e pesquisado fatores como mercado, valores de aluguel, gastos, cultura e sem saber o que a cidade pode oferecer. O norte é bem diferente do sul em termos de economia, mas também de pessoas. O ideal seria que você pesquisasse bastante e quem sabe passasse uma temporada por aqui para avaliar melhor.
      Att.
      Isa

  50. Luana
    Luana says:

    Oi Isa! Tudo bem? Estou indo com minha família passa o Natal na Itália. Sei que a maior parte das pessoas vão à missa e costumam passar a ceia em casa. Mas você sabe me indicar qual seria uma boa cidade para passar o Natal? Pensamos na região de Trentino, mas não sabemos se teria algum restaurante aberto para a ceia. Obrigada!!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Luana,
      A região do Trentino é linda no Natal, tem muitos mercadinhos. Uma ótima ideia sua passar o Natal lá. Dê uma olhada no post sobre Canale di Tenno. Quanto a restaurante, não saberia te dizer.
      Um abraço,
      Isa

  51. MARIA HELENA OLIVEIRA DEIBLER
    MARIA HELENA OLIVEIRA DEIBLER says:

    Italiano que recebe pensão na Itália da Esposa falecida,pode casar na Itália sem perder essa pensão?

  52. Acsa Ferreira
    Acsa Ferreira says:

    Ótimo artigo! Você descreveu abertamente as dificuldades na Itália. Isso abriu minha mente. Pretendo viver lá em breve. Obrigada pelo post!

    Abraço,
    Acsa

    São Paulo

  53. Mariana Bortoletti
    Mariana Bortoletti says:

    Oi Isa, tudo bem?

    Eu e meu marido estamos planejando de nos mudar para a Itália. Região do Lago de Como. Estamos olhando as cidades de Lecco e Como.(Já visitamos uma vez). Ele e meu bebê tem cidadania italiana e estou aguardando a minha. Sabemos da dificuldade de arranjar um emprego nas cidades menores mas vamos com uma renda do aluguel de nossa casa de mais ou menos 1000 euros mais um dinheiro que dê para ficar aí por pelo menos 1 ano. Nosso italiano é muito fraco (basicamente não falamos) e andei pesquisando sobre os cursos de italiano para estrangeiros. Não entendi muito bem, mas me pareceu serem do governo, estou certa? Entendi que se paga uma pequena taxa para isso. Enfim, após estarmos falando melhor, acredito que com 3 a 4 meses aí, pretendemos sim trabalhar, quem sabe em Milão. Meu marido é engenheiro civil e eu funcionária pública formada em administração. Somos jovens, (mais ou menos kkkk) eu tenho 31 e ele tem 35. Estou um pouco preocupada também com a questão de berçário. Para que eu possa fazer o curso preciso deixar meu bebe (que terá em novembro 1 ano) em algum lugar. Pretendo também fazer uma pós quando tiver dominando a língua. Desculpe o tamanho do texto mas resumindo… Vivemos em um condomínio fechado maravilhoso aqui, amo minha casa, mas me sinto em uma bolha… assim que saio de casa ando com medo demais da segurança por aqui que com essa crise está cada dia pior. Poderia me dar mais informações sobre berçários públicos, curso de italiano para estrangeiro, e uma opinião sobre esse meu novo plano de vida? Acho que seria muito bom conversar com algum brasileiro que mora aí. Achei seu blog na net e achei muito interessante.

    Obrigada. Um abraço,

    Mariana

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Mariana,
      Tudo bem? Tenho pouca experiência em berçários porque eu acabei de ser mãe e ainda não tive esta necessidade. Sei que não são baratos, dê uma pesquisada e leve em consideração isso também. Estude bastante a língua pois facilita para conseguir se inserir inclusive no mercado de trabalho. Enfim, pesquise bastante. Te desejo boa sorte e espero que dê tudo certo pra vocês aqui.
      Isa

  54. Mariáh Majolo
    Mariáh Majolo says:

    Boa noite Isa, tudo bem? Em outubro estarei me mudando para a itália para fazer mestrado. O campus será em Veneza, porém muitos amigos me disseram que o custo de vida lá é ALTÍSSIMO, por isso resolvi pesquisar algumas cidades vizinhas e achei várias indicações sobre Treviso, poderia me falar um pouco sobre o custo de vida aí? é muito diferente de Veneza?

    Att, Mariáh

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Mariáh,
      Sim, o custo de vida em Treviso é menor que em Veneza, mas como cada um tem seus próprios costumes de despesas, é difícil quantificar e te dar um valor do custo de vida. Mas é mais baixo sim.
      Att
      isa

  55. Luiza Ruggeri
    Luiza Ruggeri says:

    Olá Isa! Parabéns e muito obrigada pelo seu post. Muito esclarecedor e verdadeiro. Estamos querendo nos mudar principalmente para dar melhor qualidade de vida para nossa filha (3 anos). Eu e ela temos cidadania italiana e quero tirar para meu marido, mas soube que tirar na Itália é mais rapido. Me preocupo com a entrada e permanência dele aí até que a naturalização dele saia. Vc tem alguma informação sobre isso?
    Outra dúvida (desculpa pelo abuso!)… no seu post vc fala sobre a dificuldade em conseguir emprego pela crise, porém isso foi em 2015. Como está agora?
    Muito obrigada! Bacio!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Luiza,
      Infelizmente não tenho muitas informações no que diz respeito à cidadania. Dê uma olhada no blog Minha Saga.
      Quanto a emprego, infelizmente de 2015 pra cá não houve muita mudança.
      Um abraço,
      isa

    • Priscila Menon dos Santos
      Priscila Menon dos Santos says:

      Luiza Ruggeri, se você tem a cidadania seu marido marido recebe um visto de família para te acompanhar no país. Depois de um tempo ele tem o direito à cidadania por ser casado contigo, quando o casal tem filhos o processo é ainda mais rápido.

  56. Antonio Lidio Gomes
    Antonio Lidio Gomes says:

    Minha amiga, vejo muitos brasileiros reclamando do comportamento hostil dos Italianos. Dizem que os italianos são brutos, mal educados e principalmente no atendimento ao público em restaurantes e em outros serviços. Muita grosseria com berros e palavroes. Isso procede?

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Antonio,
      Acontece, mas, como tudo na vida, não acho prudente generalizar.

      Att.

      isa

  57. Camila
    Camila says:

    Isa, bom dia!
    Adorei seu relato. Por favor, me diga como é morar especificamente em Treviso. O custo com aluguel (monolocale ou bilocale) é muito alto? Encontrar empregos na área de serviços (vendas, restaurantes) é muito difícil ou falando um italiano intermediário e um inglês avançado fica menos difícil? (não vou dizer fácil, pois fácil não está em nenhum lugar, infelizmente rs)
    Aí é uma cidade segura?
    Treviso é uma cidade que me encanta, ainda mais por estar perto de Veneza e não muito distante de Pádua e Verona…

    Obrigada pelas dicas!

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Olá,Camila,
      Tudo bem? Eu gosto de morar em Treviso. A cidade é boa, segura. Informações mais específicas, te sugiro procurar nos grupos do Facebook de brasileiros morando na cidade.
      Um abraço,
      isa

  58. FERNANDO CHINUGANGUELA
    FERNANDO CHINUGANGUELA says:

    CA segurança
    Com certeza um dos fatores que a gente mais valoriza. É muito bom não ter mais que temer parar no sinal vermelho ou ficar de olho na hora de entrar no carro no estacionamento. É claro que não pode-se dar bobeira com os pertences, mas se algo acontece é um pequeno furto, nada comparado às barbaridades que a gente vê no Brasil. Nas grandes cidades é melhor ficar de olho, mas caminhar por Veneza à noite por exemplo não oferece nenhum perigo.

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Fernando,
      É verdade. Acredito que seja um dos pontos principais pelos quais a gente viva bem por aqui.
      É uma pena não termos esta possibilidade em muitas cidades no Brasil.

      Um abraço,

      isa

    • Isa Discacciati
      Isa Discacciati says:

      Oi,Paula,
      Mantenho sim!! Talvez o reescreveria juntando a experiência dos anos, mas basicamente é isso aí mesmo.
      Abraço,

      isa

Comments are closed.